Folha/PCS
ImprimirQuem pretende viajar no Carnaval para regiões onde há risco de transmissão de febre amarela tem até esta terça (19) para se vacinar contra a doença, já que ela demora dez dias para fazer efeito. A lista de municípios dentro da área de recomendação da vacina pode ser encontrada (http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/ACRV-FA.pdf).
"Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, recomendamos que evitem entrar em áreas verdes e que usem repelentes, roupas compridas e de cor clara", diz a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.
Durante a semana, a vacina está disponível nas UBS e aos sábados nas AMAS/UBS integradas. Podem se vacinar pessoas a partir dos nove meses de idade. Devem consultar o médico antes da imunização os pacientes com HIV, transplantados e idosos.
A vacina é contraindicada a gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como lúpus e artrite reumatoide).
Segundo balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre no estado, sendo que desse total, nove morreram. Em 2018, houve 502 casos e 175 mortes. Em 2017, foram 74 casos e 38 mortes. Com informações da Folhapress.