Da assessoria/SF
ImprimirA partir desta segunda-feira (6), o Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva, em Coxim, tem novas regras para internações, acompanhantes e visitantes. Os protocolos implantados seguem diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). “Estabelecemos procedimentos para controlar o acesso, tornando o hospital um ambiente mais seguro”, salientou Fernanda Berigo, diretora de Atenção à Saúde.
Para os pacientes, a principal mudança é a proibição de receber qualquer tipo de alimento externo, trazido por acompanhantes ou visitantes, incluindo bebidas, assim como cigarro e afins. A gestora do Núcleo de Segurança do Paciente, Nathalie Felipe Nery Lucas, explica que todo paciente recebe diariamente cinco refeições balanceadas, prescritas pela equipe médica. “As exceções vão ser analisadas pela equipe de nutrição”, ponderou.
Já para os acompanhantes e visitantes, muitos protocolos foram implantados. Na recepção do Hospital Regional, o acompanhante e visitante deve se identificar, esperar pelo crachá e por orientações sobre o quarto do paciente. Durante todo o tempo dentro da unidade hospitalar o crachá tem de ser fixado em local visível. Ao sair, o mesmo deve ser devolvido na recepção. Os acompanhante devem estar trajando roupas adequadas. De acordo com o protocolo, pessoas sem camisas ou de regatas, roupas curtas, decotadas ou transparentes não vão conseguir entrar para acompanhar ou visitar o paciente.
Os acompanhantes e visitantes também estão veementemente proibidos de comercializar qualquer produto dentro do Hospital Regional de Coxim. A circulação entre os quartos e nos corredores devem ser evitadas, assim como outras regras precisam ser obedecidas, como a de não fumar nos quartos, pois o a unidade conta com local adequado para tanto, dentre outras. Veja:
- - Não auxiliar outro paciente, a não ser que seja solicitado por um profissional;
- - Não sentar ou deitar no leito do paciente;
- - Falar baixo e manter o celular no silencioso.
Visitas
Os acompanhantes devem obedecer os horários de trocas estabelecidos pelo Hospital Regional. São eles: 7 horas, 13 horas e 19 horas. Segundo o enfermeiro Walisson Vieira, a tolerância é de meia hora e situações extraordinárias devem ser avaliadas pelo enfermeiro responsável pela unidade. Confira os novos horários de visitas:
Enfermaria
Segunda a sexta-feira
- - 15 às 16 horas
- - 20 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados
- - 15 às 17 horas
- - 20 às 21 horas
UTI (Unidade de Terapia Intensiva)
Todos os dias
- - 16 às 17 horas