CE/LD
ImprimirCom aproximadamente 20% da população brasileira vacinada, o Ministério da Saúde deve realizar uma redistribuição das 668 mil doses de vacinas com vencimento até 30 de abril para os 154 municípios do país nas próximas semanas. destinado aos municípios de Mato Grosso do Sul não foi divulgado.
Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, o que for encaminhado será "emprestado" e reposto pela pasta federal depois, com doses com data de vencimento mais distante.
Em Mato Grosso do Sul, a procura pela vacina também continua baixa entre a população. Poucas cidades, como Dourados, localizada a 220 quilômetros de Campo Grande, já vacinaram um pouco mais de 40 mil pessoas. , e é o único do país a vacinar em massa pessoas entre 4 e 59 anos.
A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que emitiu uma nota informando que está avaliando, junto com os 79 municípios, a possibilidade de disponibilizar doses de vacinas para outros estados. o vencimento dos lotes das vacinas contra a dengue.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informa que está avaliando a solicitação do Ministério da Saúde junto aos 79 municípios do Estado. E em caso de viabilidade, as vacinas serão enviadas por meio de permuta com acordo de devolução das mesmas doses pelo Ministério da Saúde. A SES/MS explica que na próxima semana deverá emitir um parecer final sobre o assunto.
Ainda de acordo com a secretária, há possibilidade também de aumentar a aplicação de doses em todas as cidades do Estado.
Quais estados vão receber
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, as doses serão enviadas para municípios que atualmente lideram o número de casos da doença.
Os estados que estão em alerta vermelho para a doença são: Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além deles, São Paulo que ontem (27), registrou 146 mortes de dengue no Estado.