CGN/LD
ImprimirO Ministério da Saúde anunciou que Mato Grosso do Sul começa 2025 com os estoques de vacinas 100% abastecidos. A garantia de suprimento acompanha a tendência de crescimento das coberturas vacinais em todo o país desde 2023.
De acordo com o painel de distribuição do ministério, entre 2023 e 2024, mais de 643 milhões de doses foram enviadas para os estados brasileiros. Desse total, Mato Grosso do Sul recebeu 7,4 milhões de doses, com 2,6 milhões aplicadas apenas no último ano. “Garantimos 100% do abastecimento de todas as vacinas do calendário básico”, afirmou Eder Gatti, diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações).
A cobertura vacinal nacional vem crescendo graças às campanhas de multivacinação e a uma logística robusta que permite distribuir anualmente cerca de 300 milhões de doses aos 5.570 municípios do país. Em 2024, até novembro, 15 das 16 vacinas do calendário infantil registraram aumento de cobertura, com 12 delas superando os níveis de 2023.
Segundo o diretor, o processo de distribuição enfrenta desafios relacionados à extensão territorial do Brasil, mas a parceria com estados e municípios tem permitido garantir o suprimento. Em dezembro, todas as grades de vacinas do calendário básico foram enviadas, e os estoques de imunizantes contra meningite e coqueluche já têm reservas suficientes para atender a demanda dos próximos seis meses.
A vacina de varicela, que enfrentou escassez devido à falta de matéria-prima globalmente, também teve seu abastecimento normalizado. “Contamos com três fornecedores para a vacina de varicela, e o problema será resolvido no primeiro semestre de 2025”, explicou o diretor.
Para 2025, o ministério reforçou os estoques de vacinas contra a covid-19, com a distribuição de 3,7 milhões de doses entre outubro e dezembro de 2024. Dessas, 503 mil foram aplicadas. Além disso, um pregão recente garantiu a aquisição de 69 milhões de doses, com entrega gradual ao longo de dois anos, assegurando flexibilidade e evitando desperdício.
Em 2023, o ministério retirou o sigilo sobre estoques e descartes de vacinas, permitindo que mais de 12,3 milhões de doses fossem utilizadas antes do vencimento, prevenindo o desperdício de aproximadamente R$ 252 milhões.
O abastecimento pleno dos estoques de vacinas em Mato Grosso do Sul reflete o compromisso do Ministério da Saúde com a ampliação da imunização e a proteção da população brasileira.