Agência Brasil/LD
ImprimirNos próximos dias, Mato Grosso do Sul deverá receber mais de 267 mil da vacina Janssen para aplicação da dose de reforço nos moradores que tomaram a primeira dose. Apesar de o esquema vacinal da vacina ser dose única inicialmente, a fabricante Johnson amp;amp; Johnson solicitou que as autoridades sanitárias dos países avaliassem a inclusão da dose de reforço na bula da vacina. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação nesta quarta-feira (24).
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou ao Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que vai atender à solicitação para o envio de 267.261 doses a MS durante encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no Ministério da Saúde, em Brasília (DF).
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, lembrou que 165,5 mil doses da Janssen foram utilizadas para a imunização dos 13 municípios que integraram o estudo da fronteira e que o excedente, cerca de 101,7 mil de doses, foi distribuída para os 66 municípios do Estado.
“Durante o encontro no Ministério da Saúde, com a presença da secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nos adiantaram que vão nos remeter essas doses e atender ao nosso pleito. Elas deverão chegar a partir dia 5 de dezembro”, pontua o secretário.
Resende ainda explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo o controle de qualidade referente ao último lote do imunizante que chegou ao Brasil e que fará o mesmo processo com as demais doses que ainda chegarão ao país. Por isso, ainda não foram encaminhadas as doses para os estados e municípios.
“Em Mato Grosso do Sul, nós decidimos à época, aplicar a Janssen na população que era mais vulnerável, entendendo que seria mais fácil aplicarmos apenas a dose única na população ribeirinha e indígenas devido ao acesso a esses locais. Agora, que o Ministério da Saúde autorizou a segunda dose deste imunizante, nós precisamos deste quantitativo. Mas nos garantiram que não precisamos ficar preocupados e que essas doses chegarão ao nosso Estado”, detalha Geraldo Resende.
O Ministério da Saúde enviou para Mato Grosso do Sul em julho deste ano, 165.500 doses da vacina da Janssen que atendeu o estudo na região de fronteira e abrangeu os municípios de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário. O excedente com mais de 100 mil doses da Janssen também foi enviado para demais os 66 municípios do Estado.
Em Campo Grande, por exemplo, 45.549 moradores deverão receber a segunda dose do imunizante da Janssen. Além do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, também participou da reunião.