CE/LD
ImprimirEm alta há quatro semanas, mais seis novos óbitos por Covid-19 foram confirmados em Mato Grosso do Sul na última quarta-feira (25). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) através do Boletim Epidemiológico Semanal.
Os óbitos foram registrados em diversas cidades do estado, incluindo Naviraí, Campo Grande, Dourados, Dois Irmãos do Buriti e Anastácio. Entre as vítimas, estavam duas idosas de Naviraí, com 81 e 87 anos. Uma moradora de Campo Grande, de 77 anos, um homem de Dourados, de 87 e outro homem de Dois irmãos do Buriti, de 83.
Além desses, outro óbito também foi registrado na cidade de Anastácio, confirmando a morte de um homem de 42 anos, aparentemente sem comorbidades.
Desde o início do mês, MS tem apresentado um aumento significativo no número de casos, com 803 registros da doença em três semanas. Atualmente, somados todos os casos desde o início da pandemia, 11.288 pessoas morreram em MS vítimas da doença e outras 635 mil foram infectadas. Somente nesta semana, o Estado registrou 238 novos casos. No ano todo foram 108 mortes e 11.033 casos confirmados.
Campo Grande lidera o número de casos
A capital, Campo Grande, continua sendo o epicentro da doença no estado, concentrando 120 dos 238 novos casos registrados na semana. Logo após estão as cidades de Iguatemi, com 25 casos e Guia Lopes da Laguna, com 8. Em 2024, a cidade soma no total 221.530 casos.
Brasil
No restante do país, a tendência é a mesma. Além de MS, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 têm demonstrado aumento no Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos estados de Minas Gerais e Paraná, também foi registrado um leve aumento de casos em idosos. Os dados foram divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na semana passada.
Síndrome Respiratória
Conforme os dados divulgados no boletim de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), desta segunda-feira (23), em apenas uma semana, 5 novos óbitos foram registrados em Mato Grosso do Sul nos municípios de: Ponta Porã, Dourados, Miranda, São Gabriel do Oeste e Anastácio.
Em 2024 o Estado acumula 552 óbitos por SRAG, destes, 289 por agente etiológico identificado, 255 SRAG não especificado e 8 aguardando classificação final. Na capital campo-grandense apesar de não ter tido óbitos, houve um aumento de 54 casos entre a semana 36 e a semana 37.