CGN/LD
ImprimirMato Grosso do Sul registrou queda 40% nos óbitos por covid. A comparação é entre os números de 2023 e o último boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), publicado em 19 de dezembro.
No ano passado, a doença matou 219 pessoas. Em 2024, foram 131 óbitos por covid no Estado. O último registro de morte foi em 8 de dezembro. A paciente tinha 66 anos e morava em Ponta Porã.
A pandemia, que chegou em março de 2020 a Mato Grosso do Sul, teve o pior ano em 2021, quando foram 7.358 mortes em 12 meses.
Neste 2024, foram 11.858 casos confirmados no Estado. No comparativo com 2023, a redução chegou a 59%. No passado, a secretaria confirmou 29.277 casos.
Na última sexta-feira (dia 27), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicou orientações sobre procedimentos de exumação de cadáveres sepultados às pressas durante a pandemia de covid-19, usando sacos plásticos ou outros materiais impermeáveis por segurança sanitária.
O texto publicado no Diário Oficial de Campo Grande leva em conta os pedidos de famílias que ainda pedem para sepultar parentes da forma convencional.