CGN/LD
ImprimirO total de 5.964 pessoas já se vacinou contra a dengue nos postos de saúde de Dourados, cidade pioneira no País a aplicar o imunizante em massa.
O balanço é referente à primeira semana de imunização, de quinta-feira passada (4) até a última (11). O número foi informado pela prefeitura.
A meta é imunizar 150 mil pessoas com a primeira e a segunda doses necessárias para garantir a proteção contra formas graves da doença. Conforme divulgado anteriormente, a prefeitura espera bater o número da primeira etapa até o março. O reforço deve começar a ser aplicado a partir de abril.
A ação-piloto de vacinação em massa é feita com o imunizante QDenga, produzido pelo laboratório Takeda. Ela resulta de parceria entre a empresa e o Município.
Esse imunizante só é aplicado entre pessoas entre 4 e 59 anos, seguindo recomendações clínicas da Takeda.
Outras cidades e Estados - A vacina foi incorporada no calendário de imunizações do Ministério da Saúde, portanto, está apta a ser distribuída a todos os municípios de Mato Grosso do Sul e demais Estados pelo SUS.
No entanto, isso depende dos trâmites federais para compra e fornecimento da vacina pelo laboratório, em grande escala. O Ministério da Saúde ainda não informou uma previsão.