EC/PCS
ImprimirA Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu suspender em definitivo os testes com a hidroxicloroquina no ensaio clínico global Solidariedade.
A entidade anunciou a decisão nesta quarta-feira, 17, com base nos dados coletados em pacientes voluntários ao redor do mundo que tomaram o remédio.
Vale lembrar que a hidroxicloroquina, que despontou como uma possibilidade de tratamento contra a covid-19, acabou sendo deixada de lado pelos sistemas de saúde de muitos país por falta de comprovação da eficácia do medicamento.
Brasil, Estados Unidos e Venezuela foram os únicos países no mundo que, até então, defenderam o uso do medicamento para tratamento da doença. Porém, a Food and Drug Administration (FDA), agência do governo dos EUA que regulamenta o uso de medicamentos no país, revogou nesta segunda-feira (15) a autorização para o uso da cloroquina e de seu derivado hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.
Mesmo com a revogação do uso nos Estados Unidos, o presidente norte-americano Donald Trump disse que continuará enviando hidroxicloroquina ao Brasil. O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a nova decisão da OMS.