Ciência e Saúde
04/03/2013 09:00:00
Planos de saúde voltam a liderar ranking nacional de reclamações
As principais queixas dos consumidores são negações de cobertura dos planos, reajuste por faixa etária e anual, e descredenciamento de prestadores de serviço.
Folha/AB
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\n \n Após\n ficar em segundo lugar em 2011, os planos de saúde voltaram ao topo de\n reclamações do ranking do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).\n O setor foi o que mais registrou problemas no último ano, seguido pelo\n financeiro, de produtos e telecomunicações. \n \n As\n principais queixas dos consumidores são negações de cobertura dos planos,\n reajuste por faixa etária e anual, e descredenciamento de prestadores de\n serviço. Um dos motivos, segundo o Idec, é o crescimento dos planos coletivos.\n O instituto afirma que isso ocorre porque esses contratos não são\n regulamentados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). \n \n O\n líder do ranking de reclamações do Procon-SP, e segundo no Idec, o setor\n financeiro recebe reclamações principalmente relacionadas a cartões de crédito\n e consórcios. Segundo o Banco Central, cobranças de taxas e de serviços não\n contratados também são alvo de críticas dos consumidores. Outras queixas são\n endividamentos, taxa de juros, portabilidade de crédito e inscrição em cadastro\n de maus pagadores. \n \n O\n setor de produtos é o terceiro colocado do ranking e traz como principais\n reclamações os celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca.\n A telefonia também ficou em posição de destaque, principalmente a móvel, devido\n à falta de sinal e quedas de ligações. \n \n A\n lista segue ainda com os serviços de energia elétrica, ensino, imóveis, lazer,\n veículos e comércio eletrônico. O total de orientações feitas pelo Idec em 2012\n foi de 9.413. Entre elas, 5.413 foram referentes a dúvidas sobre\n relações de consumo e 4.000 sobre ao andamento de ações judiciais. \n \n \n \n \n
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