Obendito/PCS
ImprimirA substância química formaldeído, popularmente conhecida como formol, foi encontrada em amostras de carnes distribuídas pela unidade do frigorífico Friboi, de Naviraí (MS), em supermercados de Umuarama. A substância é proibida e pode causar danos à saúde.
O Procon da cidade, em parceria com o laboratório de uma universidade, fez apreensão de carnes de diversas marcas para exames e a substância foi encontrada em apenas um produto.
O órgão de defesa do consumidor instaurou processo administrativo e concedeu todos os prazos para o fornecedor apresentar sua defesa. O processo está em fase de decisão administrativa.
Através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Procon propõe que a marca reconheça uma eventual falha de procedimento e que se comprometa a não mais repeti-la. A multa, neste caso, pode chegar a R$ 7 milhões, cabendo negociação. Se não houver acordo, o caso deverá ir para a justiça.
Versão da empresa
Procurado por telefone por OBemdito, o diretor de comunicação corporativa da JBS Friboi, Alexandre Inácio Machado, disse que a empresa só deve se pronunciar após decisão judicial. Em sua defesa ao Procon, a Friboi alega que a substância encontrada pela fiscalização é produzida pela própria carne.
Segundo o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Sandro Gregório da Silva, na hora de comprar um produto alimentício a pessoa deve sempre ficar atenta a aspectos como coloração, odor e sabor. Caso detecte algum problema, a dica é denunciar no Procon.