CE/PCS
ImprimirA Santa Casa de Campo Grande divulgou alerta sobre o uso de suplementos alimentares para quem faz academia e tenta ganhar massa muscular.
O uso desse tipo de substância, considerada por muitos praticantes de exercícios como sendo inofensivo, tem o risco de afetar o rim e causar doenças graves.
Isso porque esses suplementos contribuem no aumento de massa corporal em prazo de tempo mais curto. Eles trabalham para que a creatina exógena atue no corpo humano e favorece a geração de massa muscular de forma mais acelerada do que a creatina endógena, produzida biologicamente.
A creatina exógena é feita a base de proteínas, que necessitam de processamento no rim, pâncreas e fígado para reagirem. Caso o praticante de atividade física esteja com deficiência na produção da creatina endógena por alguns desses órgãos e ingerir o suplemento alimentar, o excesso da substância vai causar danos.
“É preciso ter cuidado ao utilizar a suplementação alimentar, e se for usar, que se tenha sempre o acompanhamento de profissionais. É necessário que se faça uma avaliação física e se conheça o estado de saúde da pessoa”, afirmou a médica nefrologista da Casa Casa, Rafaella Campanholo.
Quem for pré-disposto a problemas renais pode ter mais problemas com o uso dos suplementos alimentares. Hipertensos e diabéticos estão na lista.