G1MS/LD
ImprimirDe acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), subiu para cinco o número de casos suspeitos de febre maculosa no estado.
Entre os casos, estão o de uma criança de 1 ano que está hospitalizada em Campo Grande. Na segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) informou que ela foi para Guia Lopes da Laguna, região sudoeste do estado, onde teve contato com animais domésticos, tanto na área urbana quanto na rural. Amostras do paciente foram coletadas e o material foi encaminhado para análise.
Demais suspeitas são de um homem de 61 anos de Aquidauana; uma mulher de 48 anos de Figueirão; homem de 72 anos de Aparecida do Taboado; e outro homem de 61 anos de Campo Grande. Todos estão em tratamento domiciliar.
Outros dois casos tinham sido notificados, mas foram descartados. Sendo de um homem de 29 anos, do município de Ribas do Rio Pardo e de uma idosa de 63 anos, de Campo Grande.
Em nota, a SES reforçou que divulgou recentemente a Nota Informativa sobre a Febre Maculosa, com objetivo de orientar a população quanto aos sinais e sintomas da doença. Documento pode ser acessado aqui.
A doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
Prevenção
Usar roupas claras
Usar calças compridas
Passar um elástico na calça
Se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato e removê-lo imediatamente do corpo