NM/PCS
ImprimirA ampla variedade de sintomas e complicações médicas associadas à doença não só afeta a saúde física e mental dos indivíduos, como tende a ter um impacto duradouro no bem-estar geral, de acordo com informações divulgadas pela prestigiada Mayo Clinic, nos Estados Unidos.
Em termos médicos, pessoas que sofrem de efeitos prolongados da Covid-19 ou de 'Covid persistente' parecem nunca ter recuperado completamente do vírus, mesmo meses após a infecção.
Por outro lado, e tendo em conta que por sua vez alguns pacientes contra emo vírus e recuperam rapidamente, eis, segundo a Mayo Clinic, alguns sinais de que já poderá ter sofrido de Covid-19 ou que tem sintomas de 'Covid persistente'.
Falta de ar ou dispneia
Apesar de sofrer de falta de ar ser um sintoma comum de Covid-19, a Mayo Clinic aponta que pode ser também um sinal de 'Covid persistente'. A clínica sugere que o SARS-CoV-2pode causar danos nos pequenos sacos de ar presentes nos pulmões, o que pode resultar em problemas respiratórios a longo prazo.
Tosse seca persistente
A American Lung Association afirma que a Covid-19 pode causar danos graves nos pulmões, o que faz com que muitos indivíduos sofram de tosse seca persistente mesmo meses após terem tido a doença.
Fadiga
Exaustão em pacientes com Covid é muito diferente do cansaço habitual que sentimos no dia-a-dia. Não só a fadiga relacionada à Covid-19 impacta significativamente na realização de atividades físicas, como retira a capacidade de funcionar mentalmente.
Dor no peito
Segundo a Mayo Clinic, os doentes a longo prazo podem experienciar uma pontada ou sensação de ardor na zona do peito. Tal ocorre devido à inflamação provocada nas paredes do peito pela infecção do SARS-CoV-2.
Perda de olfato e de paladar
A perda de olfato e de paladar ou anosmia é um dos sintomas mais comuns da Covid-19. Adicionalmente, muitos indivíduos que recuperam da doença continuam sofrendo da condição.
Palpitações no coração
De acordo com a Mayo Clinic, palpitações cardíacas equivalem à "sensação de batimento cardíaco acelerado e intenso". Um estudo publicado no JAMA Cardiology, apurou que 78% dos pacientes recuperados reportaram ter "uma impressão no coração", enquanto 60% apresentavam uma inflamação do miocárdio.
Confusão/'nevoeiro' mental
Muitos pacientes com Covid-19 também reportam sintomas neurológicos. Segundo um estudo publicado, 58% dos indivíduos com 'Covid persistente' relataram sinais de 'nevoeiro' ou confusão mental. Além disso, foram reportadas outras condições neurológicas tais como perda de memória e privação do sono.