NM/PCS
ImprimirDormir bem pode fazer mais diferença na sua saúde do que você imagina. De acordo com um novo estudo publicado na revista científica BMJ Open Respiratory Research, dormir mal pode dobrar o risco de asma em adultos.
A pesquisa liderada por Fuzhong Xue, da Universidade de Shandong, envolveu mais de 400 mil britânicos entre 38 e 73 anos, cujos dados foram coletados entre 2006 e 2010. Os resultados indicaram que, em alguns indivíduos, a combinação da privação do sono com alta suscetibilidade genética pode aumentar significativamente o risco de desenvolver asma.
Os pesquisadores descobriram que um padrão de sono ruim aumentou o risco de asma em 55%, um resultado semelhante ao da suscetibilidade genética. Por outro lado, um padrão de sono saudável pode reduzir o risco de asma em indivíduos com alta suscetibilidade genética em 37%.
Embora a associação não tenha sido totalmente compreendida, a equipe de pesquisa teoriza que a privação do sono pode danificar as vias aéreas e causar inflamação. Por isso, ter uma boa qualidade de sono é fundamental para a saúde respiratória e pode prevenir a asma.