Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
Comportamento
16/04/2017 10:12:00
Médicos recomendam beber muita água à noite e urinar de madrugada?
Texto compartilhado no Whatsapp tem considerações sobre consumo de água e ida ao banheiro. Especialistas discordam de mensagem que circula nos grupos.

G1/PCS

Imprimir

Uma mensagem que circula em grupos de Whatsapp recomenda às pessoas beber muita água à noite e urinar de madrugada. O texto diz que são médicos que orientam essa prática. Não é verdade, segundo especialistas ouvidos pelo G1.

O texto afirma, entre outras coisas, que um copo d'água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames.

Os especialistas discordam de quase todas as premissas apontadas no texto. Uma das especialistas é a nefrologista Leda Lotaif, diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Outro especialista é Weimar Sebba Barroso de Souza, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Veja abaixo trechos da mensagem e o que os médicos dizem a respeito.

Mensagem que circula no Whatsapp sobre tomar água à noite (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

TRECHO DA MENSAGEM: "Urinar de madrugada - Ir ao banheiro à noite, pensei que isso era ruim e muito chato, mas pode ser útil... Essas recomendações não são exatamente de avó... Mas de profissionais de saúde. Água e noite... Conheço muitas pessoas que dizem que não querem tomar qualquer coisa antes de dormir, porque têm o incômodo de se levantar durante a noite para usar o banheiro."

LEDA LOTAIF: "As pessoas devem beber água distribuindo a ingestão ao longo do dia - em jejum, preferencialmente 30 minutos antes das refeições (e não durante as mesmas) e até o fim da tarde. Senão vão levantar muitas vezes durante a noite para urinar. Isso aumenta o risco de quedas e fraturas, especialmente em idosos."

WEIMAR SEBBA: "Dizer que urinar à noite e tomar água à noite é bom é algo que a gente deve avaliar com certa cautela porque geralmente urinar muitas vezes à noite significa que houve uma retenção exagerada de líquidos durante o dia e nesse período da noite o organismo tende a eliminar esse excesso, então é necessário avaliar o porquê dessa retenção, se existe um problema renal por trás disso, se existem outros motivos que estão levando a essa retenção."

Mensagem do Whatsapp divulga mito sobre concentração de água nas pernas à noite (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

TRECHO DA MENSAGEM: "Quando perguntei ao meu cardiologista por que as pessoas precisam fazer xixi tanto à noite, a resposta foi: "A gravidade mantém a água na parte inferior do corpo quando você está em pé (As pernas incham). Na hora de dormir, a parte inferior do corpo (pernas, etc .) está ao mesmo nível dos rins; é quando os rins removem a água processada (suja), porque é mais fácil, pois todos nós precisamos de uma quantidade mínima de água para lavar as toxinas do corpo."

LEDA LOTAIF: "As pernas desincham durante a noite porque o líquido acumulado nelas durante o dia, por gravidade, se redistribuirá para a região dorsal durante a noite. Se todo esse líquido fosse eliminado durante a noite, no dia seguinte as pernas não inchariam."

WEIMAR SEBBA: "É fato que, pela ação da gravidade, como nós passamos a maior parte do tempo durante o dia sentados ou em pé, há uma tendência de o líquido acumular nas pernas.

Mas isso só vai acontecer de uma maneira mais significativa, essa retenção, se houver algum dano vascular, por exemplo, como varizes nas pernas ou algum problema mais sério que dificulte esse retorno de sangue. Uma pessoa que esteja com o coração, o leito arterial funcionando bem, os rins funcionando bem, mesmo ficando muito tempo sentada ou em pé, não tem tendência de reter líquido nas pernas.

Consequentemente, não é necessário que a pessoa fique deitada à noite para eliminar esse líquido. O processo de eliminação acontece durante todo o tempo, de dia inclusive, em pessoas normais, saudáveis,. Então, é preciso analisar esse contexto. Dizer que é importante que a pessoa deite à noite para poder eliminar o líquido não é verdade para pessoas saudáveis."

Mensagem diz que água evita cãibras (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

TRECHO DA MENSAGEM: "Agora vamos todos beber água... Problema frequente entre os jovens. Água antes de dormir também ajuda a evitar cãibra noturna nas pernas (coxas e panturrilha). Os músculos da perna estão procurando hidratação quando acontecem essas cólicas. Por favor, passe essa informação para as pessoas que são importantes para você. E beba água!"

LEDA LOTAIF: "Beber 1,5 litro a 2 litros de líquido por dia é o indicado para todos os indivíduos saudáveis. Para os que têm passado de cálculo renal, a orientação é urinar pelo menos 2 litros ao dia. Para tanto é preciso ingerir mais do que isso, especialmente em clima quente, seco ou após exercício físico. Nessas pessoas um bom sinal de que está bem hidratado é levantar pelo menos 1 vez à noite para urinar, e a urina deve estar sempre clarinha. Urina muito laranja escura quer dizer que está concentrada. Levantar muito à noite para urinar, no entanto, pode ser um dos primeiros sinais de insuficiência renal. Então tenho que discordar das orientações citadas do cardiologista. Já para evitar cãimbras noturnas, o ideal é fazer alongamento das pernas e estar sempre bem hidratado, bebendo água o suficiente ao longo de todo o dia. É importante alertar que raramente as cãibras são causadas por falta de potássio no sangue. Certos indivíduos, inclusive, como os portadores de doença renal crônica, devem evitar a ingestão de alimentos ricos em potássio."

WEIMAR SEBBA: "É equívoco atribuir à água esse papel milagroso de prevenir doenças, de ser capaz de prevenir ataque cardíaco, de diminuir a pressão arterial se tomada antes do banho. Não é assim que funciona. Esse hábito de ingerir água deve ser estimulado, mas não de uma maneira exagerada. Em geral recomenda-se entre dois e três litros de água ao dia levando em conta as características individuais que sempre precisamos considerar. Então, nada de excessos, mas ingestão em pequena quantidade também pode ser prejudicial. Na pessoa saudável também não há necessidade de que essa ingestão seja antes de deitar. Essa informação não é adequada. Na presença de alguma doença, aí é que fica mais inadequada ainda porque a depender do problema de saúde que a pessoa tenha, a gente até pede para não beber água durante a noite porque isso pode trazer um certo desconforto. Essa informação precisa ser vista com muita cautela e eu acho que ela tem inverdades, inconsistências."

Mensagem fala que beber água evita ataques (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

TRECHO DA MENSAGEM: "Um copo de água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames, o que você acha?"

LEDA LOTAIF: "Água antes de dormir não evita Infarto Agudo do Miocárdio nem Acidente Vascular Cerebral"

WEIMAR SEBBA: "Eu diria que a maioria das afirmações da mensagem, se tivermos que dizer certo ou errado, está equivocada. Dizer que um copo de água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames é algo que não tem nenhuma fundamentação científica."

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias