NM/PCS
ImprimirA verdade – para muitos desagradável – é que nenhum destes alimentos é de fato saudável, como indica um artigo divulgado pela publicação Mega Interessante.
Tanto a manteiga quanto a margarina possuem gorduras que provocam o aumento do mau colesterol no organismo.
“O LDL entope as artérias, diminuindo a quantidade de sangue que chega ao coração, e leva ao enfarte e ao derrame cerebral”, afirma o cardiologista Bruno Caramelli, do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, no Brasil.
Noutras palavras, os cremes estão repletos de gordura, sendo as da manteiga de origem animal e as da margarina de origem vegetal. À partida, as gorduras vegetais seriam "menos ruins", já que as margarinas passam por um processo químico para apresentarem a sua textura sólida – a hidrogenação – que gera as chamadas gorduras transgênicas. Elas aumentam o LDL e ainda diminuem o colesterol bom ou HDL.
Para quem se preocupa em seguir uma dieta saudável, os especialistas recomendam uma outra alternativa: “Para quem tem colesterol alto, uma dica é substituir manteiga e margarina por queijo fresco ou requeijão”, diz a nutricionista Anna Christina Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo, à mesma publicação.
A nutricionista sublinha ainda que – para aqueles que não estão dispostos a abdicar deste prazer – existe um tipo especial de margarina, com uma substância chamada fitosterol, que ajuda a diminuir o LDL.