Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Comportamento
21/12/2024 06:49:00
Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular; veja
O que acontece com seu corpo quando você usa seu telefone em excesso

NM/PCS

Imprimir

Pagar contas, marcar um jantar com amigos ou encontrar um amor — tudo isso está a apenas um clique de distância. Os avanços tecnológicos tornaram nossas vidas muito mais fáceis, e os celulares são um exemplo perfeito disso.

Hoje em dia, podemos realizar inúmeras tarefas virtualmente e, como resultado, nos tornamos cada vez mais dependentes dos nossos telefones. Não apenas dependemos deles para ficar por dentro do que está acontecendo no mundo e nos comunicar com as pessoas, mas muitos de nós também desenvolvemos um vínculo humano com nossos dispositivos.

Com um impacto tão positivo em nossas vidas, é fácil ignorar os efeitos negativos do uso excessivo de celulares. Da exposição à radiação e bactérias às consequências em nossa saúde mental, o uso abusivo de smartphones pode realmente levar a sérios problemas de saúde.

Curioso? Veja abaixo se você já teve algum destes sintomas ou já foi até diagnosticado com alguma doença por não largar o celular.

Insônia

Foto: © Shutterstock

Você tem dificuldade para dormir à noite? Você vai para a cama e de repente se sente mais acordado em vez de relaxar e dormir? Isso pode ser consequência do uso excessivo do seu celular.

Passar muito tempo em frente à tela do seu telefone expõe você a um tipo específico de luz emitida pelo dispositivo. Essa luz ativa a produção de hormônios que afetam seu relógio biológico.

Para evitar isso, você deve desligar o celular antes de ir para a cama e deixar seu corpo relaxar por um tempo. Isso tornará mais fácil para você adormecer quando for tentar dormir.

Propagação de bactérias

Foto: © Shutterstock

Você é uma daquelas pessoas que não consegue largar o telefone nem quando vai ao banheiro? Bem, temos más notícias para você.

Usar o celular em ambientes como banheiros ou hospitais, por exemplo, pode ajudar a espalhar bactérias para outros lugares que você frequenta.

Então, tente guardar seu telefone em lugares como esses. Também ajuda se você limpar seu celular. Lembre-se de que você toca no telefone com as mãos, então a higiene é importante.

Risco de câncer

Foto: © Shutterstock

De acordo com a CNN, a Organização Mundial da Saúde alertou sobre o risco de câncer associado ao uso excessivo de celulares.

Segundo o estudo, a radiação emitida pelos celulares pode contribuir para o surgimento da doença. Cuidado para não usar o telefone em excesso e também evite dormir com ele muito próximo de você.

Risco de hipertensão

Foto: © Shutterstock

De acordo com estudos da Sociedade Americana de Hipertensão, publicados no Medical Daily, usar um telefone celular para fazer ligações pode aumentar a pressão arterial.

Este foi o resultado de um estudo realizado com aproximadamente 94 pacientes que estavam sendo medicados para hipertensão.

Os resultados mostraram que quando os pacientes atendiam às chamadas, sua pressão arterial aumentava.

Falta de concentração

Foto: © Shutterstock

Você acha difícil se concentrar no trabalho ou na escola, mesmo quando está realizando tarefas simples? Bem, seu celular pode ter algo a ver com isso.

De acordo com um estudo publicado no The Guardian, toda vez que uma pessoa faz uma pausa em uma atividade para enviar uma mensagem ou fazer uma ligação, leva cerca de 25 minutos para que ela volte ao mesmo nível de foco na atividade original.

A resposta para esse problema está na boa gestão do tempo. Espere até ter um intervalo programado para verificar suas mensagens e fazer o que for preciso. Dessa forma, você ficará mais relaxado e evitará perder tempo perdendo a concentração e recuperando-a enquanto estiver trabalhando ou estudando.

Estresse

Foto: © Shutterstock

Você está se sentindo mais estressado do que nunca? Coisas triviais às vezes o incomodam? O seu telefone pode ser a fonte dos altos níveis de estresse.

De acordo com o The Guardian, o uso excessivo de celulares pode contribuir para a ansiedade e a impaciência.

O estudo descobriu que 60% dos jovens entrevistados relataram sentir-se agitados quando ficavam muito tempo sem acessar seus telefones.

Nomofobia

Foto: © Shutterstock

Casos mais graves de abstinência são chamados de nomofobia, que é a dependência completa da vida virtual, de acordo com um estudo publicado na Scientific American.

Perda auditiva

Foto: © iStock

A Healthy Hearing publicou um estudo mostrando que o uso de celulares pode realmente causar perda auditiva.

Segundo o estudo, um dos motivos é o uso de fones de ouvido para ouvir música constantemente, principalmente em volumes muito altos.

O estudo também mostra que, além disso, as ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos durante uma ligação, por exemplo, também podem causar deficiência auditiva.

Problemas no pescoço e na coluna

Foto: © Shutterstock

Agora vamos falar sobre um problema que pode ser consequência do uso excessivo do telefone, embora não seja causado diretamente por ele.

Sua postura corporal quando você está enviando mensagens de texto para alguém, por exemplo, pode desencadear episódios de dor e até causar problemas mais sérios na coluna e no pescoço.

E tem muito mais...

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias