IDGNow/PCS
ImprimirA Proteste, Associação de Consumidores, comparou mais de 100 smartphones para identificar quais são os modelos mais indicados para os idosos.
Todos os aparelhos avaliados possuem modo de acessibilidade e permitem adaptações para portadores de necessidades especiais, como visão e audição. Entretanto, nem todos otimizam tais funcionalidades.
Segundo a Proteste, os aparelhos da Samsung e da LG oferecem modos de fábrica que configuram o aparelho logo na primeira inicialização.
Nos aparelhos da Samsung, durante a configuração inicial basta escolher o modo fácil que aumenta os ícones da tela, o relógio e a barra de busca do Google, ressalta a associação. Neles, o usuário também pode acionar as funções "fontes com alto contraste", "teclado com alto contraste", e "formas de botão".
Já os modelos da LG, contam com a função EasyHome, que deixa o layout do smartphone mais simples. Na visão da Proteste, aparelhos da Apple e Motorola não são os mais indicados para idosos. Isso porque o primeiro conta com dificuldades de configuração e o segundo oferece menos opções de acessibilidade.