NM/PCS
ImprimirSe por um lado, determinados alimentos são nossos 'amigos' e aceleram o metabolismo (proteínas, legumes, chás, etc), contribuindo para nos mantermos saudáveis, com um peso apropriado e em forma; por outro lado, outros podem ser prejudiciais para o ótimo funcionamento do organismo, estimulando o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes ou hipertensão.
Eis, segundo informações divulgadas pelo médico Juliano Pimentel no seu portal de saúde, quatro alimentos que estão desacelerando o seu organismo: Grãos refinados
Os grãos refinados não tem valor nutricional e são abundantes nas chamadas calorias vazias. Alimentos como pão branco, bolachas ou bolos. Geralmente estes produtos também contêm quantidades elevadas de açúcar refinado, sódio, glúten, amido de milho, conservantes sintéticos e ácido fítico, que desaceleram o metabolismo.
Adicionalmente, o médico aponta que a farinha branca tem pouca ou nenhuma fibra, o que é igualmente prejudicial para o funcionamento do organismo.
Refrigerantes
Ingerir refrigerantes pode provocar 'síndrome metabólica', sobretudo em pessoas com predisposição de sofrer de diabetes ou doenças coronárias.
O xarope de milho rico em frutose, presente nestas bebidas, pode causar obesidade. Já os adoçantes artificiais prejudicam a saúde.
Salgados
Fritos em óleo vegetal processado são danosos para a saúde e afetam negativamente o funcionamento do metabolismo.
Normalmente são ainda abundantes em amidos, glúten e hidratos de carbono vazios, muito sódio e açúcar refinado.
Granola
Surpresa! A verdade é que este alimento aparentemente saudável, levanta várias questões, alerta Pimentel. Inúmeras marcas populares de granola apresentam níveis elevados de açúcar, calorias e grãos processados.
Somente 1/2 xícara de granola pode ter mais de 250 calorias, e não é de todo saciante. A junção de glúten, ácido fítico e mel processado transforma este alimento num potencial inimigo do metabolismo e da saúde como um todo.