CE/PCS
ImprimirCom a terceira maior taxa de mortes por suicídio do Brasil, Mato Grosso do Sul terá uma comitê para atuar na prevenção dos atentados que as pessoas cometem contra a própria vida. O Diário Oficial desta terça-feira (16) traz o regimento interno da Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio.
Além da Secretaria Estadual de Saúde e do conselho estadual do mesmo setor da administração pública, estão presentes outras repartições do governo e instituições da sociedade civil, como as secretarias de Educação, de Direitos Humanos, de Segurança Pública, e ainda os conselhos regionais de profissões como Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e de Medicina.
Além da comissão estadual, sediada em Campo Grande, também existirão grupos de trabalho regionais em Ponta Porã, Aquidauana, Três Lagoas, Paranaíba e Dourados.
Quando se trata de pessoas que tiram a própria vida, no Brasil, Mato Grosso do Sul só fica atrás do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Levantamento do Ministério da Saúde indica que, no ano passado, a taxa no Estado foi de 8,5 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Nas unidades da federação no Sul do País, as taxas foram de 10,3 e 8,8, respectivamente.