PCS
ImprimirSe você é uma pessoa e vive neste mundo, você provavelmente já encontrou alguém com comportamento passivo-agressivo. Embora seja complexa e impulsionada por múltiplos fatores, a agressão passiva é muito comum e muitas pessoas são confrontadas por ela diariamente.
Infelizmente, o comportamento passivo-agressivo é por sua natureza sorrateiro e pode ser difícil de detectar. No entanto, há certas coisas para ficar de olho, e definitivamente há coisas que você pode fazer para lidar com alguém que está se comportando
Identificando o comportamento
O primeiro passo para lidar com o comportamento de um amigo, colega ou parente passivo-agressivo é identificar seu comportamento. dessa maneira.
Identificando o comportamento
Pessoas passivo-agressivas são, na maioria das vezes, muito sutis no seu comportamento e muitas vezes podem fazer você se sentir triste sem sequer saber o porquê.
O que procurar
Felizmente, há algumas coisas que você pode ficar de olho, como o ato de reclamar. Claro que todo mundo tem direito a uma queixa de vez em quando, mas reclamar constantemente é um sintoma de agressão passiva.
Reclamações
Se você está perto de alguém que está sempre lamentando que está pior do que outras pessoas, é provável que você esteja lidando com uma agressão passiva.
Comportamento inconsistente
Preste atenção na reclamação e cuidado com comportamentos inconsistentes. Pessoas passivo-agressivas têm a tendência de dizer uma coisa e depois fazer outra.
Comportamento inconsistente
Cuidado com amigos ou parentes que concordam em agir de certa maneira na sua frente e fazem de forma diferente por trás.
Reações negativas
Tenha atenção às pessoas que respondem negativamente aos desenvolvimentos positivos na vida dos outros. Pessoas passivo-agressivas muitas vezes têm um problema com o sucesso de outras pessoas.
Reações negativas
Se você conhece alguém que constantemente finge desinteresse ou mesmo critica você quando algo vai bem para você, é provável que essa pessoa tenha um caráter passivo-agressivo.
Falta de habilidade para elogiar
Um traço comum de pessoas passivo-agressivas é a incapacidade de elogiar ou dar feedback positivo. Isso acontece por causa do ressentimento, um dos pilares da agressão passiva.
Falta de habilidade para elogiar
Se você tem um amigo, parente ou colega que se recusa a elogiá-lo independente do que você faça, essa pessoa provavelmente luta com agressão passiva.
Respostas mal-criadas
Finalmente, um comportamento comum de pessoas passivo-agressivas é dar muitas respostinhas atravessadas e constantemente discordar do que outras pessoas dizem.
Finalmente, um comportamento comum de pessoas passivo-agressivas é dar muitas respostinhas atravessadas e constantemente discordar do que outras pessoas dizem.
Respostas mal-criadas
Pessoas passivo-agressivas tendem a responder aos problemas de outras pessoas de uma forma que sugere que elas sabem melhor ou que já passaram por algo pior de alguma forma.
Preste bastante atenção
Agora é a hora de algumas dicas sobre como lidar com comportamento passivo-agressivo. A primeira é prestar muita atenção em quando e como isso ocorre, principalmente em novos relacionamentos ou amizades.
Preste bastante atenção
É muito fácil fingir que não vê comportamentos passivo-agressivos, especialmente quando demonstrados por alguém que você ama ou admira, mas assim que se tornar problemático você deve começar a tomar nota.
Critique o comportamento
Uma ótima maneira de lidar com comportamento passivo-agressivo é ser franco sobre isso. Chame a pessoa que se comporta dessa maneira, mas foque em atitudes específicas que essa pessoa teve.
Critique o comportamento
Se você tiver confiança para confrontar as pessoa sobre seu comportamento, lembre-se das palavras do palestrante do TedEx Vijayraj Kamat: "Não há pessoas passivo-agressivas. Há um comportamento passivo-agressivo. Então as pessoas passivo-agressivas não são más. O comportamento passivo-agressivo é que causa algumas consequências indesejáveis."
Esteja no presente
É importante, ao lidar com a agressão passiva, focar no comportamento particular em questão. Tente não trazer à tona todos os acontecimentos passados em que o comportamento se apresentou. Isso além de não ajudar, só vai atrapalhar.
Esteja no presente
Por exemplo, se alguém lhe der um elogio irônico, explique por que você acha doloroso ao invés de pular na garganta da pessoa por criticá-lo o tempo todo.
Seja aberto a comunicação
Pessoas que lutam com agressão passiva são avessas à comunicação. Uma ótima maneira de lidar com eles é ter uma política claramente aberta à comunicação com os outros.
Seja aberto a comunicação
A especialista em comportamento humano Melody Wilding dá os seguintes conselhos: "Influencie a mudança positiva através de feedback e diálogo acolhedores. Incentivar a comunicação bidirecional ajuda a afastar padrões passivo-agressivos antes de começarem."
Preste atenção no seu próprio comportamento
É bom verificar seu próprio comportamento em busca de traços passivo-agressivos. Afinal, nenhum de nós é imune a desenvolvê-los em algum momento.
Preste atenção no seu próprio comportamento
Se você perceber que tem tendência a se comportar de maneira passivo-agressiva, comece analisando por que você está chateado e permita-se trabalhar para a mudança.
Se retire
Mesmo que você queira estar presente para uma pessoa passivo-agressiva, principalmente se ela é um amigo próximo ou parente, às vezes a única coisa a fazer é terminar o relacionamento.
Se retire
Para o bem da sua saúde mental, é importante reconhecer que, quando alguém está constantemente te colocando para baixo ou causando problemas na sua vida, essa relação é tóxica.
Evite lutas de poder
Ao lidar com uma pessoa passivo-agressiva, é muito importante não entrar em uma luta pelo poder. Provavelmente, ela vai ganhar e você vai ficar muito frustrado.
Evite lutas de poder
Em vez de iniciar uma discussão com alguém que está agindo de forma passiva agressiva, a psicóloga Signe Whitson recomenda usar "palavras apropriadas enquanto, ao mesmo tempo, envia uma mensagem clara e não declarada".
Sugira o enfrentamento
Muitas vezes, as pessoas passivo-agressivas não sabem por que sentem a raiva e o ressentimento que sentem. Às vezes é útil sugerir que a pessoa reflita sobre isso e confronte quaisquer sentimentos não resolvidos.
Sugira o enfrentamento
Como Benedict Carey escreveu no The New York Times: "Em alguns casos, dizem os psicólogos, as pessoas incapazes de reconhecer ou expressar seu aborrecimento muitas vezes não se sentem no direito a isso; eles instintivamente deixam as 'pequenas coisas' passarem sem tirarem o tempo necessário para descobrir por que estão tão zangados."
Lembre-se que não é sobre você
Finalmente, é extremamente importante você lembrar que o comportamento passivo-agressivo de uma pessoa não é reflexo de você ou dos sentimentos dela em relação a você.
Lembre-se que não é sobre você
Pessoas passivo-agressivas podem ser muito difíceis de lidar, especialmente quando confrontadas, então lembrar que não é sobre você ajudará a reduzir sua dor e permitirá que você processe o comportamento de forma saudável.