Sábado, 23 de Novembro de 2024
Coxim
06/12/2013 07:35:25
Ações do SAE marcam luta contra a AIDS em Coxim
Desde o dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate a AIDS, a prefeitura de Coxim, através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da secretaria de Saúde, está desenvolvendo várias ações relacionadas, principalmente, a prevenção da doença.

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação
Desde o dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia\n Mundial de Combate a AIDS, a prefeitura de Coxim, através do SAE (Serviço de\n Atendimento Especializado) da secretaria de Saúde, está desenvolvendo várias\n ações relacionadas, principalmente, a prevenção da doença.
\n
\n Em todas as unidades de saúde estão sendo realizados, durante o mês de\n dezembro, testes rápidos para a detecção do vírus HIV (Vírus da\n Imunodeficiência Humana), assim como para hepatites dos tipos B e C. No dia 11 (quarta-feira), profissionais da saúde\n paradas nos semáforos de Coxim e testes rápidos na Concha Acústica, a partir\n das 7h30.
\n
\n Conforme a coordenadora do SAE, Ana Graciela Barreto, a campanha “Para viver\n melhor, é preciso saber” incentiva o diagnóstico rápido, “pois o objetivo é\n incentivar o diagnóstico de HIV, como primeiro passo para tratamento e\n prevenção”, emendou a coordenadora.
\n
\n Ana Graciela explica que com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste\n rápido exige apenas uma gota de sangue do paciente e fica pronto em cerca de 30\n minutos. De acordo com a coordenadora, caso a doença seja constatada o paciente\n recebe informações necessárias para dar início ao seu tratamento, também de\n forma gratuita.
\n
\n Contágio
\n
\n A Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma,\n secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com\n estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue,\n relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos\n cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da\n mão para o filho durante a gestação ou amamentação.
\n
\n Sintomas
\n
\n Um portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e\n apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica\n "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo.\n Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais\n intensa, começam a surgir os primeiros sintomas.
\n
\n Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios\n linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a\n cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia,\n alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades\n de coordenação motora, sarcoma de kaposi (tipo de câncer que causa lesões na\n pele, intestino e estômago). Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas\n doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.
\n
\n Prevenção
\n
\n A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com\n relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a\n utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também\n conhecidos como camisinhas: a masculina e a feminina.
\n
\n Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os\n procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o\n sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas\n transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a\n presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.
\n
\n Tratamento
\n
\n Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a Aids. O que temos\n hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença.\n Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a\n sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT (zidovudina) que é um bloqueador de transcriptase reversa.\n A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua\n fase inicial.
\n
\n Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI (didanosina), DDC\n (zalcitabina), 3TC (lamividina) e D4T (estavudina). Embora eficientes no\n controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais\n significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.
\n
\n Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina\n contra a Aids. Porém, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma\n capacidade de mutação muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no\n desenvolvimento de vacinas.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias