Através de recursos da Justiça do Trabalho, o 5º SGB/Ind (Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros) de Coxim recebeu na manhã desta sexta-feira (17), novos equipamentos de proteção para combate a incêndio.
Os 10 novos kits de proteção individual para combate a incêndio são compostos por capacete - com a melhor qualidade do país, balaclava (capuz de proteção térmica para o rosto), blusão, luvas, calça e bota.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o 5º SGB/Ind é a quinta unidade regional que mais atende ocorrências no estado, ficado atrás somente de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Diante dos números e visando estruturar o setor de combate a incêndio, o 5º SGB/Ind tem realizado periodicamente treinamentos com evolução dos procedimentos e agora investiu na aquisição do material proporcionando segurança aos bombeiros militares operacionais.
Segundo o comandante do subgrupamento, Capitão Rafael Venâncio da Rocha, com a chegada dos novos kits e com os que já eram usados na unidade, cada bombeiro militar, seguindo a organização por gestão de competências, passa a ter seu próprio equipamento proporcional ao seu tamanho.
"Os equipamentos de proteção individual proporcionarão segurança aos bombeiros militares que estarão expostos às altas temperaturas, além disso, por terem sido adquiridos sob medida, trarão maior conforto ao bombeiro. Estamos estruturando diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar, em especial a de combate a incêndio, buscando, cada vez mais, prestar um serviço de excelência à sociedade" destacou Capitão Venâncio.
Ainda segundo ele, também foram adquiridos dois detectores de gases utilizados para emergência com produtos perigosos e resgates em espaços fechados, dois descensores que proporcionam maior segurança para salvamento em altura, dez mosquetões para resgates com cordas, além de uma placa de ancoragem e quatro cintas de ancoragem.
Além dos equipamentos, quatro novos esguichos tipo pistola com controle de vazão para apagar incêndios, adquiridos com recursos do governo do estado, também foram entregues ao 5º SGB/Ind.