Sheila Forato
ImprimirEm um ano a administração de Aluizio São José (PSB) acabou com a fila para exames de tomografia em Coxim. O paciente que demorava até um ano para conseguir o exame, considerado de alta complexidade, agora sai da consulta com a tomografia agendada, sem fila de espera.
Antes da implantação da tomografia em Coxim, em maio de 2015, os pacientes dependiam de Campo Grande. Em alguns casos, a demora era tão grande que o paciente chegava a morrer esperando pelo exame, que na rede particular custa em média R$ 400,00.
Sensibilizado com essa situação, ainda no primeiro ano de sua administração, o prefeito começou a trabalhar para viabilizar a vinda de um tomógrafo para o Hospital Regional Álvaro Fontoura, por meio de parceria com o governo do Estado. “Não medimos esforços para trazer o tomógrafo para Coxim e hoje estamos colhendo os frutos de uma ação que trouxe muitos benefícios para a nossa gente”, enfatizou Aluizio.
Conforme o prefeito, de setembro de 2015 a abril de 2016 foram efetuadas 945 tomografias no Hospital Regional de Coxim, mais de 100 exames por mês, na média. “Tínhamos mais de 300 pacientes na fila, hoje a realidade é outra, graças ao empenho de toda equipe, que trabalha para ampliar a oferta de serviços públicos com qualidade”, enalteceu Aluizio São José.
O secretário de Saúde, Rogério Souto, conta que coube ao município capacitar a equipe e fazer a adequação da sala no Hospital Regional para receber o equipamento, que tem capacidade para realizar até 500 exames ao mês e atende toda a região norte de Mato Grosso do Sul. O secretário lembra que, dos 79 municípios do estado, apenas oito possuem tomógrafos, sendo um desses Coxim.