Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
Coxim
20/11/2015 11:45:00
Alunas do Mulheres Mil do IFMS inauguram loja em Coxim

Assessoria/AB

Imprimir

De estudantes a artesãs empreendedoras. Essa é a trajetória de 20 mulheres participantes do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pelo Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Concluintes do curso básico de qualificação profissional de arte em cerâmica, elas se uniram e criaram a Associação Mil Artes.

Após um período de incubação no próprio campus do IFMS, o projeto rendeu novos frutos, com a inauguração na noite da última terça-feira, 17, da Boutique Mil Art´s. A loja abriga as peças criadas pelas artesãs.

O evento contou com a presença do reitor em exercício, Luiz Simão Staszczak, e o diretor-geral do Campus Coxim, Ubirajara Garcia.

“Este é o primeiro resultado de um projeto de incubação no IFMS, que está na base da educação profissional e tecnológica. É um grande exemplo de geração de emprego, renda, inserção no setor produtivo e empreendedorismo”, destacou Luiz Simão.

Já o diretor Ubirajara ressaltou a importância do caráter cultural e regional do trabalho. “Estas não são só peças amassadas de argila, é a cultura coxinense e do Pantanal sendo divulgada para todo o Brasil. O Instituto Federal tem o papel de ofertar cursos e também de contribuir com a inserção no mercado de trabalho”.

Emocionada, a artesã Elza de Paiva discursou durante a inauguração, em nome de todas as outras.

“Vocês não podem imaginar o significado para nós de cada peça que têm nesta loja. Todas têm muito valor, e um sentido muito especial para gente. Tudo isso só foi possível graças ao IFMS”.

O prefeito do município, Aluizio São José, também esteve presente na inauguração. A prefeitura é parceira do projeto, disponibilizando gratuitamente o imóvel da loja e arcando com as despesas de manutenção do local.

Trabalho - A Associação possibilitou uma mudança de vida. Além de Elza, mulheres como Roseli Alves, 36, que antes trabalhava como diarista e agora vende orgulhosa suas peças de artesanato.

O curso do Mulheres Mil foi o primeiro que ela decidiu fazer na vida. A resposta para a pergunta se a vida está melhor agora é “com certeza”, afirma, com convicção, a artesã.

“Nunca tinha feito curso nenhum, e acabei gostando, é muito prazeroso. Adoro fazer minhas peças, principalmente vasos para orquídeas. O projeto tá andando bem, a expectativa é a melhor possível”, revelou Roseli.

Participante da segunda turma do curso de arte em cerâmica, ela recebeu a qualificação entre novembro de 2013 a fevereiro de 2014.

Com carga horária total de 160 horas, além de artesanato, as alunas tiveram aulas de português, matemática, informática, empreendedorismo, entre outras disciplinas.

Os certificados de conclusão foram entregues em abril do ano passado. Na ocasião, as estudantes já articulavam a criação da Associação, que depois integrou o projeto “Incubadora de empreendimento econômico solidário”, coordenado pelo professor José Wilton da Silva.

“Como artista plástica, vejo que elas têm talento. Além de poderem trabalhar com o que gostam, elas se sentem inseridas no mercado de trabalho, e podem ter uma renda com isso. Futuramente, podemos levar os produtos até para fora da região”, apontou Marta Nogueira, professora do Mulheres Mil e vice-presidente da Associação.

Mulheres Mil - O Programa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo garantir emprego e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

Atualmente, o IFMS está ofertando 100 vagas em cursos do Mulheres Mil, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

São cinco opções nas cidades de Campo Grande (Agente de Combate a Endemias e Cuidadora de Idosos), Corumbá (Agente Cultural), Coxim (Artesã de Pintura em Tecido) e Dourados (Artesã de Artigos Indígenas).

O prazo de inscrições segue até 27 de novembro. Os requisitos para participar, além dos locais e horários de inscrição estão publicados no edital 014/2015.

Loja - A Boutique Mil Art´s está localizada na Rua Crescencio da Silva, 250, Bairro Piracema. Por enquanto, o pagamento pode ser feito apenas em dinheiro.

As peças, como vasos, pratos e miniaturas com a temática do Pantanal, são feitas com argila. Toda a produção é realizada no local.

O funcionamento da loja é de segunda-feira a sábado, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A maior parte do valor arrecado em cada venda vai para a artesã que produziu a peça, parte é revertida para a Associação, e o restante é dividido igualmente entre as demais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias