Da assessoria/LD
ImprimirNesta terça feira (21) os alunos matriculados no Projeto de Incentivo à Leitura da Biblioteca do SESI de Coxim visitaram a agência dos Correios. Na oportunidade, conheceram a história dos Correios e dos selos.
Além de conhecer e entender o funcionamento do recebimento e distribuição das correspondências, dos serviços prestado pelos Correios e logo após cada uma postou sua cartinha para o futuro amigo.
O projeto é uma iniciativa da biblioteca do SESI de Coxim em parceria com a prefeitura Municipal e as bibliotecas SESI de Rio Verde e Sonora, tem como objetivo principal resgatar o uso da comunicação através de cartas, desenvolver o habito da escrita , aprender a maneira correta de se preencher os envelopes e promover a interação entre os alunos que participam dos projetos desenvolvidos pelas biblioteca do SESI de Coxim, Sonora e Rio Verde.
De acordo com a coordenadora da biblioteca de Coxim, professora Agripina Maria, “Na era tecnológica das mensagens instantâneas, resgatar o habito de escrever uma carta é muito mais que uma ação pedagógica, é a alegria de poder ver e sentir junto com cada criança a emoção de postar uma carta pela primeira vez e aguardar ansiosamente pela resposta do futuro amigo”.
“Resgate de uma cultura, outrora que com o avanço dos meios de informação foi ao poucos deixando de lado, no entanto preservar esse hábito é uma forma de reviver a memória daqueles sujeitos históricos que construíram suas identidades usufruindo deste meio de comunicação,” pontua Aline Lima de Araújo, estagiária e monitora da biblioteca SESI de Coxim.
O projeto será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira a parte teórica sobre a historia dos Correios e na segunda etapa as crianças irão trocar correspondências com os futuros amigos, e no final, uma biblioteca visitará a outra para que as crianças possam conhecer os amigos correspondentes.
Para o estudante Gilberto Wisenfad, oito anos, ficou surpreso por muitas pessoas ainda usarem cartas para se corresponderem. “Saber que mesmo ainda hoje com a tecnologia que temos, existem pessoas que só se comunicam por uma carta. Como é o casso daqueles que moram em lugares distantes como a Amazônia, por exemplo, foi o que mais me chamou a atenção”.
Já a estudante Poliana Prudêncio de Melo, 11 anos está ansiosa para receber a cartinha de seu amigo. “O melhor de tudo será receber a cartinha de meu futuro amigo , fico imaginando como ele será, o que irá escrever! Escrever uma carta me fez repensar na importância da amizade , repensar o quanto estamos distante um do outro, mesmo estamos ligados 24 horas pela tecnologia”.
Para o prefeito Aluizio São José é um projeto incrível que mostra para essa geração de crianças e adolescentes, acostumados com o mundo digital, que é possível se comunicar de outras formas. “A própria história da escrita até a chegada da língua como a conhecemos. E depois veio a tecnologia, e cada vez mais as pessoas estão conectadas. Porém, mesmo nessa era digital, as cartas continuam como elo de ligação entre as pessoas”, parabenizou o prefeito pela iniciativa da biblioteca do SESI.
Na visita aos Correios, os alunos foram recebidos pela equipe composta pelo diretor Regional dos Correios, João Rocha; pela gerente da Agência de Coxim Sr.ª Georgina Aparecida Ferreira de Almeida, pelo responsável pela setor de Comunicação dos Correios de MS Sr.ª Doris Arevalo, setor Comercial dos Correios, Sr.º Sergio Wladimir Rodrigues e pela responsável pela filatelia dos Correios, Sr.ª Cleyse Mary.