Quinta-Feira, 3 de Abril de 2025
Coxim
12/04/2023 19:00:00
Autoridades de Coxim se reúnem para debater medidas de segurança nas escolas

Da Assessoria/PCS

Imprimir
Foto: Divulgação/PMC

Autoridades civis e militares se reuniram na tarde desta quarta-feira na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, para debater medidas de segurança nas escolas de Coxim, visto os recentes ataques em outros estados da federação e supostas ameaças que alteraram a rotina de pais, alunos e profissionais da educação.

Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).

A inteligência das polícias trabalha na identificação de possíveis ataques, buscando se antecipar ao fato, como aconteceu no caso do IFMS de Coxim, que os autores foram identificados antes do acontecimento. O patrulhamento e as rondas escolares serão intensificados, inclusive com a ajuda do 47º Batalhão de Infantaria que fornecerá uma viatura à Polícia Militar para auxiliar nos serviços.

Primeiramente, por mais que exista a preocupação dos pais quanto a permanência de seus filhos nas escolas, é preciso manter o controle e não causar o pânico, pois como foi citado, as autoridades estão atentas a situação.

A Secretaria Municipal de Educação está planejando instalar portões eletrônicos, vídeo porteiros, cercas elétricas e elevar os muros das instituições de ensino. O município criou uma frente de trabalho para ingressar a chamada pública para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

O Programa Nacional de Segurança nas Escolas, prevê a destinação de recursos para o financiamento de projetos estaduais e municipais relacionados ao fortalecimento, ao aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas, ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno, no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública – Sistema Único de Segurança Pública – e Fundo Nacional de Segurança Pública.

Outro ponto a ser destacado é que os pais auxiliem as forças de segurança pública e acompanhem os comportamentos dos filhos, vistoriem suas mochilas, vejam o que eles estão fazendo na internet, quais grupos estão participando e com quem estão conversando nas redes sociais.

Façam denúncias. Toda a população pode e deve denunciar casos suspeitos de ataques às escolas através dos canais disponíveis, no 190, telefone da Polícia Militar, ou 181, serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Mato Grosso do Sul.

O governo federal criou também o canal de denúncias Escola Segura, que recebe exclusivamente informações de ameaças e ataques contra as escolas. O link para acessar é: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Os representantes das instituições foram unânimes em contribuir, para levar para as instituições escolares palestras a fim de passar orientações sobre medidas de prevenção a esse tipo de situação.

Sobre as redes sociais

É importe ressaltar que, os casos de ataques e de supostas ameaças não é só em Coxim que estão acontecendo, mas sim em todo o país, e com a velocidade das redes sociais, muitas informações podem não ser verdadeiras, é preciso que se busque a veracidade antes do compartilhamento das notícias.

Espalhar Fake News (notícias falsas) é crime e pode terminar em prisão. Hoje a polícia trabalha com mecanismos e tecnologia suficiente para identificar notícias falsas e, principalmente, reconhecer os autores do conteúdo e quem os compartilha.

Estiveram presentes na reunião o comandante da Polícia Militar, Tenente-coronel James Magno Morais Silveira; o Prefeito de Coxim, Edilson Magro; o comandante do 47º Batalhão de Infantaria, tenente Coronel Marcus Alves; o Delegado de Polícia Regional, Dr. Arante Fagundes Filho; a perita criminal, Mayara Misutsu; o chefe da 6ª Delegacia da PRF, Rogério Barbosa; 1° tenente dos bombeiros, Heraldo Surubi Peralta; 1º sargento dos bombeiros de Coxim, Thiago Jahn; a secretária municipal de educação, Michelle Proença; o procurador do município de Coxim Dr. Flávio Garcia da Silveira; Conselheira Estadual, Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, representando a OAB Coxim; representante da UEMS, Vanessa Bellaver; a diretora do IFMS, Angela Kwiatkowski; a diretora da UFMS, Silvana Zanchett; vereadores Ademir Peteca, William Meira, Adriana Nabhan, Ângelo Gari, Zanon Lamuniere, Marcinho Souza, Marly Nogueira, Jeferson Aislan, Flavio Duarte, Carlos Henrique; e demais representantes e autoridades locais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias