Luma Danielle com assessoria
ImprimirO IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) campus Coxim, realiza nesta sexta-feira (05), uma campanha de cadastro voluntário de doadores de medula óssea. Em parceria com o Hemocentro de Coxim a campanha será realizada das 07 às 11 horas, na sede do IFMS, localizado na rua Salime Tanure, s/n, no bairro Santa Tereza.
A Campanha de Natal “Doe Esperança” foi proposto pensando em unir a Campanha de Doadores de Medula Óssea e Natal Solidário, que são ações desenvolvidas anualmente pelo IFMS, com o objetivo de sensibilizar e cadastrar o maior número possível de doadores voluntários no município de Coxim junto ao REDOME, INCA (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), além de arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos que serão doados para famílias em vulnerabilidade social do município.
O projeto teve como base a informação disponibilizada pelo site do REDOME, INCA que informa a dificuldade de encontrar doadores compatíveis para as pessoas que sofrem de leucemia no Brasil. O IFMS sensibilizado com a situação dos pacientes que sofrem desta doença abraçou a causa na busca por pessoas que desejam se cadastrar como doadores de medula para aumentar as chances de compatibilidade.
Atualmente cerca de 3 milhões de pessoas, ou seja, 1,5% da população brasileira está cadastrada no REDOME/INCA, um número alarmante diante à crescente demanda verificada nas cinco regiões geográficas do país.
A Campanha de Natal – “Doe Esperança” idealizada pelo IFMS também tem o intuito de sensibilizar os estudantes, servidores e comunidade externa, da região Norte do Estado, para a doação voluntária de medula óssea, promover a solidariedade e cidadania, estimular a realização de ações sociais em toda comunidade do câmpus Coxim e trabalhar as competências de relacionamento entre a comunidade acadêmica.