Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
Coxim
28/05/2017 22:15:00
Centenas de pessoas participam da coroação de Nossa Senhora na Igreja São José

Sheila Forato

Imprimir
Foto: PC de Souza
Foto: Sheila Forato

Pelo menos 1,5 mil pessoas participaram, na noite deste domingo (28), das coroações de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, na missa campal realizada pela igreja São José, em Coxim.

A cerimônia especial foi em homenagem aos 300 anos da aparição de Aparecida e aos 100 anos de Fátima. Celebrada pelo padre Micael Carlos Dresch Andrejzwski, a missa contou ainda com a participação de 400 crianças vestidas de anjos.

Fátima foi a primeira a entrar, acompanhada pelos pastorinhos, ao som do saxofone de Clodoaldo Viana, que também participou da entrada de Aparecida. A devoção de alguns fiéis escorria pelos rostos, em forma de lágrimas.

Aparecida entrou acompanhada de três pescadores e no pé do altar foi aplaudida pelos presentes. A coroação veio ao final da celebração, também pelas mãos das crianças, emocionando os presentes.

Fátima

A primeira aparição de Fátima foi no dia 13 de maio de 1917, quando três crianças, Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram terem visto "...uma senhora mais brilhante do que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia.

Foto: PC de Souza
Foto: PC de Souza

Aparecida

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba.

O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus.

Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem.

Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.

Foto: PC de Souza
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias