Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
Coxim
10/10/2016 15:47:00
Com ajuda de parceiros, Bispo devolve dignidade para casal na Vila Bela
Foto: EMS

O jubileu do Ano da Misericórdia é um convite a olhar para o próximo sem julgar e condenar, com amor e perdão sem medida. Foi seguindo esta convocação do Papa Francisco que o Bispo Dom Antonino Migliore e um grupo de parceiros devolveram dignidade ao casal Renato Sales de Arruda, de 33 anos, e Angela Maria de Jesus, de 57 anos, moradores do bairro Vila Bela, em Coxim.

Renato e Angela viviam em um barraco de tábuas caindo os pedaços, localizado na rua Hortência. O imóvel de chão batido, não possuía banheiro nem eletricidade e a água estava cortada há pelo menos seis meses. O casal convivia em meio ao lixo dividindo espaço com entulhos e os animais de estimação.

Sensibilizado com a situação enfrentada pelo casal, o Bispo se uniu a um grupo de pessoas de toda a sociedade para distribuir as tarefas, angariar os recursos, elaborar o planejamento e construir uma nova casa para Angela e Renato.

Após 20 dias de obras, a partir desta terça-feira (11) eles passam a morar numa casa nova de alvenaria com três peças, cerâmica e eletricidade. As contas de água também foram quitadas e o fornecimento reestabelecido.

Ano da Misericórdia

O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia).

A proposta é viver a misericórdia no exemplo do Pai, que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida (cf. Lc 6,37-38).

Vivendo de maneira concreta

Uma maneira concreta para viver o Ano Santo é a prática das obras de misericórdia corporais e espirituais. O Papa Francisco expressou seu vivo desejo de que os cristãos reflitam essas práticas e despertem da indiferença diante da pobreza, já que “os pobres são os privilegiados da misericórdia divina”.

Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais

O convite é, portanto, de uma redescoberta. São obras de misericórdia corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos e enterrar os mortos. Obras de misericórdia espirituais são: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas e rezar a Deus pelos vivos e defuntos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias