Da redação/SF
ImprimirProgramadas para o terem início até o mês que vem, as obras de reforma e ampliação do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim (EPMC) irão contemplar também a construção de uma sala de advogados.
O assunto foi discutido durante reunião entre o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, e o presidente da 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Jucelino Oliveira da Rocha. O encontro também contou com a presença do diretor-tesoureiro da OAB/MS, Elvio Gusson.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, a ampliação do presídio de Coxim envolverá a criação de cerca de 100 novas vagas e ocorrerá por meio de parceria com o Conselho da Comunidade local e utilização de mão de obra prisional, a exemplo do trabalho já realizado nos presídios de Bataguassu, Rio Brilhante, Amambai, Jardim, e Ponta Porã.
Para Stropa, é importante que a obra contemple também um espaço adequado para os atendimentos de advogados, já que o presídio de Coxim ainda não possui uma sala própria e os atendimentos ocorrem no saguão ou, quando solicitado, na sala do Setor Psicossocial. “A Agepen recebeu essa unidade adaptada de uma delegacia e uma série de providências de reestruturação vêm sendo tomadas. Agora, com essa obra maior, poderemos atender a mais essa demanda”, destaca o dirigente.
O presidente da 9ª Subseção da OAB/MS e o diretor-tesoureiro da seccional agradeceram a atenção dispensada pela Agepen e puseram a instituição a disposição para contribuir na melhoria dos serviços prestados e para que seja possível um tratamento penal ainda mais digno e humanizado no Estado.