Sheila Forato
ImprimirOs comerciantes estão comemorando a passagem do Rally dos Sertões, o maior evento off Road do mundo, pela cidade de Coxim entre os dias 24 e 25 de agosto.
Hotéis, restaurantes e bares, postos de combustíveis, oficinas, supermercados, entre outros estabelecimentos já contabilizam os lucros.
“É um evento jamais visto pela população de Coxim, ou melhor, de toda região norte de Mato Grosso do Sul”, definiu o empresário Fernando Caprara.
Gerente do maior hotel de Coxim, que leva o nome da cidade, Caprara contou que todos os 141 leitos foram reservados nas primeiras 48 horas após o anúncio da passagem pela cidade. “Todo mundo ganha, torcemos para mais eventos como este em Coxim”, enfatizou o gerente, que também é proprietário de um restaurante.
Esse tem sido o trabalho feito pelo prefeito Aluizio São José (PSB), que vê no turismo de eventos como uma oportunidade de gerar emprego e renda para Coxim. “Temos recebido muitos eventos, nossa gente também ter organizado alguns, isso demonstra nossa capacidade de assumirmos essa responsabilidade”, afirmou Aluizio.
Os participantes começam a chegar por volta das 14 horas de quinta-feira (24), dormem em Coxim e na sexta-feira (25) seguem para Aquidauana. A mesma expectativa dos hotéis também é dos proprietários de restaurantes, que devem lotar durante a noite. Alguns já estão se preparando para o aumento da demanda.
Desde que foi cogitada a possibilidade de passar por Coxim, o prefeito começou a trabalhar nos bastidores para confirmar a vinda do Rally dos Sertões em Coxim. Em março, Aluizio chegou a participar de evento em São Paulo, quando as cidades foram anunciadas, confirmando Coxim na rota.
Neste ano, o Rally dos Sertões completa 25 anos, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Bonito (MS). Serão 3.300,06 quilômetros de aventura.