Da Assessoria/LD
Imprimir“Precisamos do empenho da população para juntos eliminarmos o Mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika pois cerca de 80% dos criadouros continuam nos quintais e residências de Coxim”, alerta o Controle de Vetores.
Com o aumento das chuvas, a Prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensifica ainda mais as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, investindo na remoção de focos por meio de mutirões nos bairros com maior incidência, conscientização e sensibilização da população na prevenção do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
De acordo com o Coordenador de Controle de Vetores, Marcilio Centurion é fundamental a parceria com a população para mudarmos o cenário de uma possível epidemia Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus para o final de 2016 e início de 2017. “Temos que caminhar juntos com a população combatendo os focos do mosquito transmissor, tampando caixas d’água, tirando dos quintais pneus. Garrafas vazias, dar destino correto para o lixo, escorrer a água dos vasos de plantas, enfim todo e qualquer material que acumule água. Essas são medidas simples, mas que salvaremos vidas. É notório, em nossas visitas aos bairros, que os focos dos mosquitos estão, em sua grande maioria, nos quintais e nas casas. Por isso, a participação da comunidade é fundamental. Lembramos que ao sentirem sintomas de febre alta, dores no corpo, perda de apetite não se automediquem, procurem uma unidade de saúde mais próxima. O que nós desejamos é um Natal sem Dengue, sem Zika e sem Chikungunya” pontuou.
Mesmo com o constante trabalho realizado pelo Controle de Vetores o resultado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), realizado em 31/10/16 a 04/11/16 aponta um de índice de infestação 1,2% (aceitável, conforme Ministério da Saúde é de 0,9%), considerando médio risco para uma possível epidemia. Para evitar que haja a epidemia está sendo realizado um trabalho mais intensivo nas localidades onde o LIRAa apresentou esse aumento, sendo nos Bairros Piracema, Flávio Garcia e Santa Maria.
Na primeira quinzena de Novembro o Controle de Vetores mapeou e fez todo trabalho de limpeza no Piracema. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto, hoje, trabalhamos com equipe completa no combate ao mosquito da dengue, Zika ou Chykungunya, realizando ações de bloqueio mecânico e educativo em todos os quarteirões programados, com eliminação de criadouros, tratamento com larvicidas dos depósitos não passíveis de remoção, e coleta dos lixos retirados dos domicílios e terrenos baldios; bloqueio químico; ações educativas em 100% dos domicílios visitados; busca ativa em todos os casos notificados dentro destas localidades e por fim monitoramento das ações para análise de resultado. “Estamos fazendo nossa parte enquanto poder público, mas precisamos da parceria da população para que não sejamos alvos de epidemia de Dengue, Zika ou Chykungunya”, alertou o secretário.
O prefeito Aluizio São José disse que 100% do efetivo do Controle de Vetores está trabalhando no sentido de coibir a proliferação do mosquito. Já foram iniciados os trabalhos no Santa Maria e posteriormente será feito o mesmo no Flávio Garcia. No entanto, sem descuidar das outras localidades. “Temos que nos unir, poder público e sociedade civil, enfim nós moradores de Coxim, temos que serresponsáveis pela limpeza e coleta correta do lixo doméstico para que 2017 seja diferente, nós podemos eliminar o mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chykungunya e Zika Vírus, basta cada um fazer sua parte”.