O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) em parceria com o GTRAN (Grupamento de Trânsito) da Polícia Militar desenvolveu de segunda a quarta-feira (1° a 3), em Coxim, o programa “Calouro Consciente” nas Instituições de Ensino Superior . Além das universidades, duas escolas municipais também receberam palestras e gincanas para os alunos.
O projeto tem como objetivo conscientizar os novos acadêmicos para um comportamento adequado no tráfego, evitando o desrespeito às normas de trânsito, excesso de velocidade e associação de álcool com direção.
Com parceria do GTRAN, a Lei Seca foi abordada por meio de palestras educativas, reprodução de videodocumentários e distribuição de panfletos informativos.
Na segunda e terça-feira, servidoras da Divisão de Operação do Detran juntamente com policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar, visitaram os campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Coxim. Nas Instituições cerca de 80 universitários assistiram as palestras. Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Marechal Rondon também participaram do programa.
Nesta quarta, foi a vez dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Willian Tavares, em Silviolândia, que participaram de uma gincana educativa sobre o trânsito, que abordou temas como o comportamento do pedestre, dos ciclistas, dispositivos de segurança, cuidados na saída da escola, comportamento seguro no trânsito, entre outros.
Ao todo o programa atendeu em Coxim cerca de 280 acadêmicos e alunos.
Conforme dados do Detran, 35% dos acidentes com vítimas, ocorridos no ano passado, envolveram jovens de 18 a 29 anos. Em Coxim, de janeiro a abril de 2015, o GTRAN já atendeu 143 acidentes.