Sábado, 23 de Novembro de 2024
Coxim
01/11/2014 11:00:00
Dia de Finados deve levar quase 4 mil pessoas aos cemitérios de Coxim
Apesar da idade, Alice Rodrigues de Moraes, não foge da tradição e vai até o cruzeiro do cemitério para acender uma vela (Foto: EMS)

Aproximadamente 4 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Coxim entre este sábado (1°) e o domingo (2°) Dia de Finados, data dedicada à memória dos mortos.

O coordenador de cemitérios de Coxim, José Aloizio Muller, o Mandi, assegurou que o Cemitério da Vila Bela, o Cemitério Central e o Cemitério de Silviolândia já receberam os retoques finais para o Dia de Finados desde a semana passada. A limpeza dos túmulos fica a cargo dos familiares.

Logo no início da manhã deste sábado, várias pessoas já estavam no Cemitério Central para a tradicional limpeza dos túmulos e jazigos. É o que faz há anos a ex-primeira dama Rosely Maria Cervi Kohl, que mantém a limpeza geral e organização no jazigo da tradicional família Kohl, onde estão sepultados seus sogros e duas sobrinhas.

A ex-primeira dama Rosely Kohl (ao fundo) mantém a limpeza no jazigo da tradicional família Kohl e conta com a ajuda da amiga (Foto: EMS)

Rosely conta com a ajuda da amiga Tereza Delci Garay, que há quatro anos também visita e cuida do túmulo onde estão sepultados a sogra e seu filho mais velho, falecido em um acidente de carro em Mato Grosso. “Todo mês a gente vem, limpa, reza e cuida do local onde estão sepultados nossos familiares” conta a ex-primeira dama.

Mesmo aos 87 anos de idade, a pensionista Alice Rodrigues de Moraes, não foge da tradição e vai até o cruzeiro do cemitério para acender uma vela, “todos os anos além de cuidar do túmulo da família, presto essa homenagem para meus amigos e familiares sepultados em outras cidades” explicou ela.

Conforme o coordenador, cerca de 4 mil pessoas devem passar pelos locais neste final de semana. Mandi ressalta que um dos compromissos da atual gestão é manter os cemitérios limpos durante todo o ano, o que vem sendo cumprindo por meio de sua coordenação.

O Dia de Finados é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos. Para a data, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam.

A professora Tereza Delci Garay cuida com carinho do túmulo onde estão sepultados a sogra e seu amado filho mais velho falecido em um acidente de carro em Mato Grosso (Foto: EMS)
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias