Da assessoria/LD
ImprimirO prefeito Aluizio São José participou no final da tarde de sexta-feira (06) da Assembleia-geral dos professores municipais de Coxim com a presença de cerca de 130 profissionais da educação e com a presidente do Sindicado Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Coxim MS (SINSMC), Marcia Gonzalez.
A principal reivindicação era o cumprimento do Piso Salarial Nacional. O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu em janeiro deste ano que o piso salarial do magistério terá aumento de 13,01%. Com o reajuste, o salário inicial passará para R$ 1.917,78. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.
O novo montante é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
De acordo com Aluizio, durante a assembleia foram discutidas algumas conquistas importantes da categoria que avançou na atual gestão:
O percentual do Piso Salarial Nacional foi implantado do piso salarial municipal;
O coeficiente da tabela do magistério foi recuperado em 0,05 em 2013, sendo que a perda foi na média de 20% entre os Níveis em 2010;
Implantação de 1/3 de hora atividade para todos os professores em 2014;
Reestruturação do PCCR – Plano de Cargo, Carreira e Remuneração em vários Artigos, a regulamentação da tipologia da escola, a inclusão de 06 anos na tabela salarial e outros.
“Temos trabalhado para garantir os direitos para nossos educadores. Vamos cumprir o Piso Nacional Salarial, um direito garantido e nós como gestor público, gerimos as contas do município para adequar nossa folha de pagamentos dos servidores públicos municipais para que pudéssemos atender essa reivindicação mais que merecida por vocês”, pontuou o prefeito Aluizio São José.
Para a presidente do SINSMC, Marcia Gonzalez da Silva, a assembleia foi mais um avanço na relação entre a prefeitura de Coxim e os educadores: “A atualização de 13,01% no Piso do Magistério a partir de janeiro de 2015 foi mais um avanço na conquista de valorização da categoria da Educação que o Prefeito Aluizio aceitou em Assembleia-geral, apesar das perdas salariais o percentual do piso nacional foi respeitado, e já iniciamos também a discussão de Aumento Salarial para os servidores administrativos que a data base é maio”, pontuou.
“Nosso compromisso com a educação sempre foi oferecer acesso à educação de qualidade, e para que essa meta seja conquistada nada melhor do que a valorização dos profissionais que se dedicam ao aprendizado e crescimento de nossas crianças” finalizou o prefeito, satisfeito com a assembleia.