Da assessoria/LD
ImprimirEstá prevista para o dia 29 de março a vinda da Caravana da Saúde para Coxim, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional.
A implantação da Caravana da Saúde tem o intuito de desafogar os hospitais de Mato Grosso do Sul com a reestruturação da saúde priorizando o atendimento imediato à população. Essa é a meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em sua nova gestão. O secretário de estado de Saúde, Nelson Tavares falou enfatizou o empenho da SES em reestruturar a rede de saúde do Estado disponibilizando os atendimentos de saúde de forma imediata à população, além da estrutura hospitalar.
“Estamos mandando equipes para os municípios, faremos a capacitação e durante os mutirões vamos trabalhar para reduzir o déficit de atendimento seja ele de baixa ou média complexidade, monitorando a redução das filas e desse momento em diante evitar que elas voltem a se formar. A grande mudança começa nas prioridades. O governo não vai direcionar seus esforços em novas obras, mas sim no atendimento a população. Para isso a reestruturação dos serviços de saúde será fundamental”, disse o secretário.
Conforme anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja, Coxim será a primeira sede das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul a receber a Caravana da Saúde, isto se deve por conta da estrutura física, dos equipamentos (Raios-X, Ultrassom e Tomógrafo), do quadro clínico que possuem profissionais capacitados, além da organização do setor da saúde em Coxim.
Na manhã desta quarta-feira (28) o prefeito Aluizio São José recebeu a equipe da Secretaria de Estado da Saúde que veio até ao município acertar os últimos detalhes para a realização da Caravana da Saúde. “A realização dessa caravana será muito benéfica para os moradores de Coxim e dos municípios Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora, que compõem a microrregião”.
De acordo com a equipe da SES serão oferecidos na Caravana da Saúde:
4 carretas para atendimentos oftalmológicos: 1000 consultas e mais 300 cirurgias de catarata;
2 ônibus do Hospital do Câncer: para a realização de 100 mamografias;
1 ônibus para realização de exames ginecológicos: ultrassom e Papanicolau;
Serviços Odontológicos com "escovódromo" para as crianças, além de distribuição de kits;
Atendimento dermatológico com a realização de cirurgias para detecção de câncer de pele;
Realização de Cirurgias Geral e de Joelho, por vídeo;
Capacitação para Agentes Comunitários da Saúde e Agente de Combate de Endemias.
Paralelamente aos atendimentos na área de saúde, também estão previstas parcerias com o “Sistema S” (SENAI, SENAR, SESI, SENAC, SESC e IEL); Sistema Judiciário; Corpo de Bombeiros; DETRAN e Secretaria de Estado de Educação, entre outros.
A microrregião de Coxim tem cerca de 80 mil pessoas que poderão ser beneficiadas com essa ação em conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Caravana da Saúde. “Após o evento, há a previsão de ser deixado como legado para Coxim, o equipamento de mamografia e toda a estrutura para que não haja mais filas de espera para a realização de cirurgias eletivas”, finalizou o prefeito.
Posteriormente, será divulgado local e horário de atendimento da Caravana de Saúde.