Assessoria/AB
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu o processo seletivo para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente, que são cursos profissionalizantes presenciais direcionados para estudantes que concluíram o ensino médio. O edital está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
São ofertadas 160 vagas para os cursos de Manutenção e Suporte em Informática, Zootecnia e Eletrotécnica, nos municípios de Coxim, Nova Andradina e Três Lagoas, conforme a tabela abaixo.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Seleção a partir da próxima quinta-feira, 8, com encerramento previsto para o dia 16. O requisito é que o candidato tenha concluído o nível médio até a data da matrícula.
Ações Afirmativas – Metade das vagas é destinada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, o IFMS reserva cotas a estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
No ato da inscrição, o estudante deverá fazer a opção por “Beneficiário de Ação Afirmativa”. A condição deverá ser comprovada documentalmente na matrícula.
Seleção – Será realizada por meio de sorteio eletrônico no dia 19 de janeiro. A classificação será estabelecida de acordo com a ordem sorteada.
O resultado deve ser divulgado no dia 20 e a classificação final no dia 23 de janeiro.
Cursos – Esta é a primeira vez que o IFMS oferta vagas para cursos técnicos subsequentes presenciais.
O período de duração dos cursos é de, no mínimo, um ano e meio, incluindo o estágio obrigatório, caso seja necessário.
A previsão é que as aulas comecem no dia 5 de fevereiro. Serão ofertadas de segunda à sexta-feira e aos sábados, de acordo com o calendário acadêmico a ser divulgado posteriormente.
Para Coxim são 40 vagas para o curso de Manutenção e Suporte em Informática.