Assessoria/AB
ImprimirCom o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a quarta edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começa nesta segunda-feira, 22, com atividades em Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
A programação inclui minicursos, oficinas, visitas técnicas e palestras com temas relacionados aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados em cada câmpus, além das feiras de ciência e tecnologia.
“O IFMS está atuando como um catalisador para que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam presentes nas localidades onde estão os câmpus da instituição”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz Simão Staszczak.
As atividades são gratuitas e parte delas aberta ao público externo. A consulta à programação completa e as inscrições para as atividades podem ser feitas na página da Semana de Ciência e Tecnologia no endereço www.ifms.edu.br/semanact.
Pesquisa - Pela primeira vez, o Instituto realiza feiras de ciência e tecnologia nos sete municípios onde possui câmpus, entre os dias 25 e 27 de setembro.
No total, 312 projetos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas serão apresentados. Deste montante, cerca de 70% são do IFMS.
As feiras buscam incentivar o desenvolvimento de pesquisas. “Estamos plantando as sementes para que os estudantes aprendam a metodologia de pesquisa. Com certeza estamos revelando talentos que vão contribuir com ações empreendedoras e novas tecnologias, ajudando no desenvolvimento local”, concluiu o pró-reitor.
O apoio ao desenvolvimento de pesquisas está presente no IFMS desde sua criação, há cinco anos. Os investimentos neste período somam mais de R$ 1 milhão na área, com oferta de cerca de 500 bolsas aos estudantes dos cursos técnicos e da graduação.
O valor também inclui o incentivo para participação de estudantes e servidores em eventos científicos no Estado, no Brasil e também no exterior.
Confira o resumo da programação em cada município:
Aquidauana – Além de palestras sobre a produção científica em Mato Grosso do Sul, o câmpus realiza uma série de exposições com a participação do Exército Brasileiro, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de empresas do Estado.
Campo Grande – Estão previstos minicursos e oficinas nas áreas de informática, mecânica e eletrotécnica. Entre as palestras, o destaque fica por conta dos temas relacionados à tecnologia assistiva e acessibilidade. As atividades serão realizadas na sede provisória do câmpus, na Avenida Júlio de Castilhos, 4.960, e no Armazém Cultural, na Avenida Calógeras, 3.065.
Corumbá – Além da já tradicional Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), o câmpus promove dois encontros com especialistas nas áreas de informática e metalurgia. Coxim – A programação inclui a edição 2014 do Semict, oficinas e palestras sobre informática, física, química, biologia e ciências humanas. Está prevista também a observação noturna de planetas e constelações. Todas as atividades serão no próprio câmpus, na Rua Salime Tanure, s/nº.
Nova Andradina – O destaque é a série de minicursos que a Embrapa Agropecuária Oeste irá ministrar aos estudantes do IFMS durante visita técnica à sede da Empresa, em Dourados. A abertura do evento será nesta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação da reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira.
Ponta Porã – O câmpus realiza minicursos e palestras nas áreas de agricultura, agropecuária e informática. As atividades serão na sede do IFMS no município, na Rodovia BR 463, Km 14 s/nº.
Três Lagoas – Durante a Semana, o câmpus recebe estudantes das escolas estaduais e municipais para uma visita às dependências do IFMS. Além disso, estão previstos minicursos e palestras nas áreas de informática e empreendedorismo.