Luma Danielle com assessoria
ImprimirO Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul participou do programa Caravana da Saúde, promovido pelo Governo do Estado no último domingo (29) em Coxim, com a disponibilização dos serviços da Justiça Itinerante à população e atendeu mais de 60 pessoas com orientações jurídicas e realizou 12 ações de conversão de união estável em casamento.
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, Des. João Maria Lós, nesta mobilização o Judiciário participa como parceiro do Executivo com serviços de justiça com o objetivo de dar amplo atendimento de serviços à população sul-mato-grossense. “Nossa participação foi muito proveitosa. Serviu como um primeiro passo para divulgarmos a atividade da Justiça itinerante, que é um dos itens que vamos ampliar dentro da administração”, ressaltou.
Além do atendimento da Justiça Itinerante, o Poder Judiciário expôs a van do Juizado de Trânsito, que atende as comarcas de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, e distribuiu cartilhas explicativas da Justiça Itinerante, do Juizado de Trânsito e do programa Conheça o Judiciário.
Caravana
O Tribunal de Justiça assinou no dia 16 de março convênio com o Governo do Estado de MS para ser parceiro no programa Caravana da Saúde, que abrangerá todos os 79 municípios do Estado, fazendo atendimento de saúde em 11 microrregiões.
Todos os serviços de justiça, oferecidos pelo Poder Judiciário, e os serviços de saúde, ofertados pelo Executivo, são gratuitos para a população. Pela proposta, a caravana percorrerá os polos de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas, fazendo visitas mensais até o ano de 2016, atendendo, inclusive, as cidades próximas a estes polos.
Fazem parte deste projeto o chamado “Sistema S”, que abrangem Senai, Senar, Sesi, Senac, Sesc e IEL, além do Corpo de Bombeiros, Detran e Secretaria de Estado de Educação.