Na manhã desta quinta-feira (30), a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou um porco- espinho (Coendou prehensilis) em uma residência localizada na rua Dourado, no bairro Jardim São Paulo em Coxim.
Segundo a gestora de vendas Rozi Paiva de 33 anos, ela chegou em casa com a família no início da madrugada e se deparou com o cachorro latindo muito.
Quando foi verificar o que estava acontecendo ela se deparou com o porco-espinho no quintal do imóvel. “Nunca tinha visto esse bicho antes. Tentamos espanta-lo, mas ele não ia embora e com muito custo subiu na árvore” explicou ela.
Imediatamente Rozi acionou a PMA, que chegou no local pela manhã e recolheu o animal. O porco-espinho foi devolvido ao seu habitat natural.
Porco-espinho
O porco-espinho (Coendou prehensilis) é um mamífero de 30 a 60 cm de comprimento e de 2 a 4 kg de peso máximo. É um animal robusto, de pernas curtas, que se movimenta de forma lenta. Sua cor varia de marrom-acinzentado a marrom-escuro ou enegrecido. Os espinhos geralmente são brancos, com pontas pretas ou faixas em amarelo, laranja ou preto. Alguns porcos-espinhos têm mais de 30 mil espinhos.
Quando ameaçados, os porcos-espinhos podem grunhir ou bater as patas traseiras como sinal de perigo. Eles também arrepiam os espinhos e os agitam. Eles se desprendem facilmente e podem atingir a pele do inimigo, ferindo seriamente ou até matando outros animais.
O porco-espinho se alimenta basicamente de vegetais. Alguns gostam de comer as camadas sob a casca das árvores, podendo danificar a planta. Outros comem raízes e frutas e podem arruinar plantações.