Da Redação/AB
ImprimirO Dia da Independência do Brasil foi marcado em Coxim pelo desfile cívico-militar, realizado pela prefeitura municipal e pelo 47º Batalhão de Infantaria do Exército. Pelo quarto ano consecutivo a Polícia Civil marcou presença na apresentação que reuniu milhares de pessoas no Centro da cidade.
Escrivães, investigadores, peritos e delegados da Polícia Civil entraram na avenida, sendo o grupo, um mais aplaudidos pelo público, demonstrando respeito e prestígio junto à população. O mascote Dudu, filho do investigador Gerson Minini e Luke, o cão farejador da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Coxim foram as grandes atrações do desfile.
Entre as autoridades que prestigiaram o desfile, estavam o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Ivan Barreira e pelo titular da Delegacia Regional de Coxim, Arante Fagundes Filho. Pela avenida desfilaram policiais civis da 1ª Delegacia, da Delegacia de Atendimento a Mulher de Coxim, do Núcleo de Perícias e também dos municípios Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis e Rio Verde.
“É impressionante ver o prestígio que a Polícia Civil tem aqui no município. Resultado do trabalho desenvolvido por cada um dos policiais que integram a instituição, não só na região, mas em todo o Mato Grosso do Sul”, elogiou o delegado Ivan Barreira, destacando ainda a importância do Dia da Independência para a nação.
PM e Bombeiros também desfilaram
Também participaram do desfile em Coxim militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e homens da Polícia Militar, que levaram para a avenida as viaturas utilizadas por cada uma das instituições, como caminhões bomba tanques, ambulâncias, viaturas resgate, barcos, auto-salvamento e motocicletas, para demonstrar ao público um pouco do trabalho realizado por cada uma das instituições.
Pela avenida passou ainda a cavalaria montada do 5º Batalhão da Polícia Militar de Coxim, os integrantes do projeto “Bombeiros do Amanhã”, que tem por objetivo contribuir para boa formação de adolescentes, para que se desenvolvam a disciplina, a sensibilidade e o talento.
Desfilaram ainda os integrantes e representantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no município.
O Programa é desenvolvido em Mato Grosso do Sul pela Polícia Militar, que leva informações e ações que contribuem para a prevenção e combate ao uso de drogas, entre alunos do 5º ao 9º ano das escolas públicas e particulares do Estado.
O desfile foi encerrado pelas tropas e viaturas do 47º Batalhão de Infantaria do Exército.