Da assessoria/PCS
ImprimirOs Policiais Militares do 5º Batalhão de Polícia Militar iniciaram o treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar Tático no 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (5º SGBMI) de Coxim, na última quarta-feira (16).
O planejamento é para que todos os militares da unidade façam instrução sobre os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de ferimentos em meio a confrontos, seja por arma de fogo, arma branca ou objetos.
Os policiais foram submetidos a aulas práticas para estancar possíveis hemorragias, manter as vias aéreas desobstruídas, checar a respiração e os batimentos, além de atuação em caso de parada cardiorrespiratória.
Para a Comandante e Instrutora, 1ª Tenente Sabrinne Azambuja a instrução enfatizou um princípio, que durante a realização das oficinas foi a segurança do local e remoção das vítimas a um local onde não ocorra risco de novo ferimento. “Assim, é de grande valia o conhecimento técnico sobre o que fazer e onde fazer em meio a um conflito utilizando a junção de táticas policiais e APH” frisou a Comandante.
A proposta dos comandos da polícia e do bombeiro militar é capacitar todos os policiais de Coxim a atuarem imediatamente nesses tipos ocorrência, tendo em vista que o cuidado imediato é primordial para aumentar a taxa de sobrevida da vítima.
O treinamento é voltado principalmente para o policial militar que esteja em combate, de forma a diminuir a chance de morte dos operadores em um possível cenário de crise, mas também pode ser utilizado no atendimento de pessoas que possam ser atingidas durante conflito.
O Comandante do 5º BPM, Tenente-coronel Mauro Cesar Sales Ormay agradeceu a parceria da Tenente Sabrinne e demais instrutores da companhia e se colocou a disposição.
Também foram instrutores do curso o 3º Sargento BM Luciclei e Soldado BM Allan Alves.
Assessoria de Comunicação Social Social -5º BPM/5ºSGBM