Da assessoria/LD
ImprimirNo início deste mês uma equipe da secretaria de Saúde composta por uma enfermeira, uma vacinadora e um vacinador de animais percorreu mais de 1.350 quilômetros nos pantanais da Nhecolândia e Paiaguás, levando o serviço de atenção básica e preventiva para estes moradores.
Conforme a coordenadora da expedição, Lucimara Mourão, a população pantaneira recebeu os serviços de vacinação humana e animal, orientações educativas e realizaram exames de preventivo e pré-natal. “O carro chefe desta expedição é a vacinação da Poliomielite (Paralisia Infantil), mas nós disponibilizamos todas as outras vacinas que fazem parte do calendário de vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde”.
Ao todo, foram imunizadas 147 pessoas com vacinas contra a Poliomielite, HPV, Hepatite B, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana, Tétano e Febre Amarela. A equipe realizou também dois preventivos e dois exames pré-natais, além de vacinar 417 cães e gatos.
Neste ano, pela primeira vez uma enfermeira participou da expedição, para realizar exames voltados ao programa da saúde da mulher.
Para a enfermeira Thayla Tomas, um dos maiores obstáculos foi a falta de documentos da população feminina atendida. “Desde o início do ano, conforme normativa do Ministério da Saúde, não pode ser feitos exames de preventivo sem a apresentação do Cartão SUS e a ausência deste documento tem sido um transtorno”, afirmou.
De acordo com o prefeito Aluizio São José (PSB), esta expedição tem como objetivo fortalecer a atenção básica de saúde e levar atendimento à população que não tem acesso a estes serviços constantemente por estarem distantes da zona urbana de Coxim. “Em 11 dias de viagem a equipe visitou 118 fazendas e retiros atendendo a 420 famílias pantaneiras”, contabilizou o prefeito.