Sheila Forato
ImprimirO pequeno Vithor ainda tem 3 anos, pouco conhece sobre o dia 21 de março, que é o Dia Internacional da Síndrome de Down, mas, ao chegar no Centro de Educação Infantil Nely Martins, em Coxim, logo percebeu que era um dia especial, assim como ele.
Na entrada do CEI foi montado um lindo painel, com fotos de Vithor e mensagens de carinho. A obra de arte foi feita pelos coleguinhas da sala com a coordenação das professoras Ana Claudia, Ana Paula e Mariene.
Segundo a diretora do CEI, Joelsia Aragão, Vithor é uma criança especial, que conquistou a amizade dos coleguinhas, todos dispostos a ajudar o menino que carrega o cromossomo do amor.
A diretora explica que o CEI trabalha a inserção de Vithor desde o primeiro dia e ele tem respondido com muita vontade de aprender, é uma criança ativa, atenta aos ensinamentos. “Por outro lado estamos formando cidadãos capazes de conviver com o diferente, sem preconceito”, garantiu Joelsia.
Síndrome de Down
Não é uma doença. Trata-se de uma alteração genética. Os motivos para a sua ocorrência ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46. O cromossomo a mais é considerado o cromossomo do amor.