Da assessoria/LD
ImprimirA qualificação profissional é um quesito fundamental para a conquista de um emprego ou de uma renda extra, pensando nisso a Prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Coxim Qualifica) tem trazido cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC).
A superação da extrema pobreza requer a articulação de diferentes programas e ações de diversos ministérios e órgãos públicos, além da cooperação de Estados, Municípios e da sociedade civil.
Os gestores municipais e estaduais que garantem o acesso de milhares de brasileiras e brasileiros aos cursos de qualificação profissional do PRONATEC, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).
Trata-se de uma importante parceria que, articulada à estratégia de inclusão produtiva do Brasil Sem Miséria (BSM), proporcionará condições para a parcela mais vulnerável da sociedade brasileira conquiste uma inserção digna no mundo do trabalho. Pois o fim da miséria é só o começo.
Apesar de ter sido lançado em 2011. No ano seguinte, 2012, não houve a implantação de nenhum curso em Coxim, deixando o município em último lugar no ranking de acesso à profissionalização em Mato Grosso do Sul. Os cursos do PRONATEC só foram implantados na gestão do prefeito Aluizio São José já em 2013 foram capacitados 315 pessoas, subindo no ranking de qualificação profissional para 13º lugar entre os municípios sul-mato-grossenses. Cursos oferecidos em 2013: auxiliar administrativo; cuidador de idosos; pintor de imóveis; auxiliar administrativo; operador de computador; encanador predial e panificação.
Ano passado, 1149 pessoas buscaram a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social para se profissionalizarem através do PRONATEC, alguns cursos ainda estão sendo realizados e serão finalizados no até começo de março. Sem contar com esses cursos em andamento, Coxim já ocupa 6º lugar no ranking de promoção social por meio de acesso à qualificação. Ficando atrás apenas de grandes centros como: Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas.
Já em 2014 foram oferecidos os seguintes cursos: cuidador de idosos; operador de caixa; cuidador infantil; auxiliar administrativo; balconista de farmácia; recepcionista em serviço de saúde; operador de supermercado; vendedor; auxiliar de recursos humanos; operador de computador; trabalhador doméstico; beleza e moda; pedicure e manicure e maquiador.
De acordo com Coordenador do PRONATEC/Coxim Qualifica, Gian Marcos Rafael tem que ser acrescentado a esse número de formandos os capacitados pelo Sistema “S” no Programa de Gratuidade, 270 pessoas nos anos de 2013 e 2014. “São cursos que não são contabilizados pelo PRONATEC, mas são oferecidos pelo SENAI, SENAR, SESI, SENAC, SESC ou IEL, mais conhecido como Sistema “S”. Que também possuem o objetivo de capacitar pessoas com menor renda para acesso ao emprego e aumento da renda per capita familiar”, ressaltou.
Ainda segundo Gian Marcos Rafael o publico beneficiário do PRONATEC é composto por todas as pessoas inscritas ou em processo de inscrição no CadÚnico, com idade a partir de 16 anos.
Entre esses, têm prioridade os cadastrados em situação de extrema pobreza (com renda familiar per capita de até R$70) e os beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Assim, o PRONATEC dedica atenção especial aos grupos mais expostos aos riscos da extrema pobreza, como as pessoas com deficiência, jovens, mulheres, negros, população em situação de rua, catadores de material reciclável, índios e comunidades tradicionais”, destacou.
Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Rufino Arifa Tigre Neto para o 1º semestre de 2015 está sendo solicitado mais 40 cursos para a população coxinense. “Estamos fazendo a solicitação junto ao Ministério da Educação (MEC) e no dia 23 de fevereiro estaremos anunciando os cursos ofertados que darão oportunidade para mais 1260 pessoas”.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo PRONATEC/Coxim Qualifica basta ir até a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, localizada na Avenida Virgínia Ferreira, nº 78 – São Judas Tadeu no dia 23 de fevereiro.
Aluna PRONATEC/ Coxim Qualifica
Fernanda Melo dos Santos, 28 anos, professora, já fez dois cursos oferecidos pelo PRONATEC: Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil. “O cursos são muitos bons. Como professora é acréscimo curricular. Na área da educação é exigida muita carga horária e é sempre bom estar aprendendo. Por exemplo, no Curso de Cuidador de Idoso além dos professores, materiais de excelente qualidade, nós podemos colocar na prática o que aprendemos no hospital de Coxim”.
Fernanda Melo dos Santos já estava em busca de um novo curso, por isso, estava na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social na tarde desta segunda-feira (19) e foi informada que os cursos só serão divulgados no dia 23 de fevereiro. A professora garantiu chegar bem cedo para garantir sua vaga para o próximo curso que ela quer fazer voltado para área da educação.
Além de ocupar o 6º lugar no ranking do PRONATEC em Mato Grosso do Sul, o município se destaca por uma característica peculiar de cada dez inscritos, oito são mulheres e apenas dois são homens. “É a busca da liberdade financeira. Muitas mulheres são chefes de famílias e vêm nos cursos do PRONATEC/Coxim Qualifica, uma oportunidade para aumentar a renda familiar. Vamos continuar nossa parceria não só com o governo Federal e Estadual, mas com o Sistema S para proporcionar qualificação aos moradores coxinenses”, finalizou o prefeito Aluizio São José.