Sheila Forato
ImprimirUm dos trabalhos que mais proporcionava alegria ao técnico de Vigilância Sanitária, Lino Lemes Neto, era levar saúde aos moradores da zona rural de Coxim, principalmente aqueles que moram na região pantaneira e dificilmente vem a cidade.
Nesta quarta-feira (05), colegas de Lino deram início a mais uma etapa desta expedição, mas, desta vez, não terá a alegria que contagiava quem estivesse por perto, mesmo num trabalho tão sacrificante como este.
Lino morreu no dia 1º de novembro de 2015, aos 47 anos, vítima de um infarto. Segundo o secretário de Saúde, Rogério Souto, serão 13 dias no Pantanal Paiaguás. A previsão é que a equipe percorra 1500 quilometros, passando por 200 propriedades rurais, para levar saúde aos moradores da zona rural.
“Podemos não ter a presença física do nosso saudoso colega, mas ele continua presente no coração de cada um de nós”, enfatizou o secretário. Rogério lembra que Lino era um funcionário exemplar, dedicado, sempre pronto para ajudar o próximo. Atuou por aproximadamente 10 anos na saúde pública de Coxim.
A bordo da “Boyota Vida Loka”, como ele chamava o veículo que transporta a equipe, os profissionais estão preparados para orientar mulheres e homens sobre a prevenção do câncer, com as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, promover a saúde de um modo geral, inclusive bucal e fazer vacinação naqueles que precisam.