Sheila Forato
ImprimirPara dar maior comodidade aos visitantes, expositores e produtores rurais, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), promotora da Expogrande, feira que acontece de 23 de abril a 3 de maio em Campo Grande, está promovendo uma série de reformas e melhorias no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
Segundo o presidente da entidade, Francisco Maia, as reformas incluem a demolição de construções antigas que ficavam às margens da pista de julgamentos, onde atualmente são promovidos os shows, o que aumentará significativamente o espaço para o público que comparece à exposição para assistir aos shows, que este ano traz a nata da música popular e sertaneja brasileira.
O parque – que daqui 21 dias abre a Expogrande deste ano – está todo tomado por obras. "Queremos garantir o máximo de conforto e segurança para todos", afirma Maia.
Desde fevereiro a Acrissul está executando obras no Parque Laucídio Coelho para atender ao PCSIP (Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico) do Corpo de Bombeiros.
Ao todo foram instalados 10 novos hidrantes, 69 extintores de água, 23 extintores de pó químico e 60 luminárias de emergência, além de duas caixas d’água de 12 mil litros para atender apenas os hidrantes e novas placas indicativas de material fotolumiscente. Um investimento de pelo menos R$ 500 mil, calcula a entidade.
Os novos equipamentos foram distribuídos nos 17 hectares do Parque, incluindo todos os pavilhões e baias dos animais e os dois tatersais de leilão, além dos prédios da administração, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Agenfa (Agência Fazendária de Mato Grosso do Sul), que funcionam no local.
A Expogrande é a principal feira agropecuária do Estado. Para este ano estão programados cerca de 40 leilões, cujo circuito começa no dia 13 de abril com o 15º Leilão BPW Mulher, que levará ao tatersal de elite aproximadamente 1.500 bovinos de corte. "Temos a segurança de liberação abundante de crédito rural por por pelo menos 3 instituições financeiras. Deveremos bater os números de 2014 consolidar a Expogrande 2015 como a maior de todos os tempos", finaliza Francisco Maia.