G1MS/LD
ImprimirCoxim recebe nesta quinta-feira (11), às 20h, o projeto que homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. A apresentação será realizada no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
O projeto “Cem Anos de Semana de Arte Moderna em Terras Pantaneiras”, proposto pelo produtor Bruno Passos, financiado pelo FIC/MS 2021 da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), propõe uma imersão no ambiente musical, plástico e literário deste marco na história brasileira, por meio de recitais de canto e violão, com recursos audiovisuais e exposições de quadros.
A Semana de Arte Moderna foi celebrada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Representou uma verdadeira renovação da linguagem artística. Participaram nomes consagrados da literatura, da música e da pintura do país, como: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti e Agenor Fernandes Barbosa.
O evento é um marco no cenário literário e plástico brasileiro. Seus efeitos foram longevos e alcançaram artistas de diversas regiões do país.
Os dois intérpretes do projeto são o violonista Marcelo Fernandes e a regente e cantora lírica Ana Lúcia Gaborim. “Ambos possuem carreira artística internacional, doutorado em Artes e larga experiência em recitais de popularização da arte nacional” explica Daniel Escrivano, diretor da Escrivano Produções - que produz o evento.
Marcelo Fernandes é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e defendeu seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sobre Camargo Guarnieri – um dos pilares do modernismo musical brasileiro.
Para o violonista, “o movimento modernista, inaugurado pela Semana de 22, abriu caminho para uma arte nacional com um toque de modernidade e a partir dessa proposta, compositores eruditos e populares criaram um enorme repertório de canções e de obras instrumentais que são mundialmente conhecidas e representam o Brasil”.
Segundo Ana Lúcia Gaborim, professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e atuante em diversos projetos de música pelo país, “esse projeto apresenta os grandes nomes do modernismo brasileiro e ainda inclui releituras de canções e poesias sul-mato-grossenses com um toque moderno”. Dentre os autores do projeto, destacam-se Villa-Lobos, Cesar Guerra-Peixe, Mário de Andrade, Cecília Meireles e Manoel Bandeira.